Prefeitura entregou, nesta sexta-feira, automação e informatização do Laboratório Municipal

16/05/2008

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na manhã desta sexta-feira, dia 16 de maio, a conclusão da automação total e informatização do Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas, instalado no Complexo Ouro Verde.

Para alcançar esta técnica, a Administração investiu R$ 9 milhões e dotou o laboratório de um equipamento pioneiro no Brasil, que executa toda a fase pré-analítica da realização de exames, o que tornou o processo mais rápido, seguro e de qualidade comprovada.

O serviço é o maior laboratório público municipal do Brasil, o maior laboratório de análises clínicas do município e de todo interior paulista. Realiza mais de 2,2 milhões de exames por ano. Mais de 100 mil pessoas já foram testadas para HIV neste serviço.

“Este processo consiste em mais um passo no sentido de acrescentar um ‘Q’ de qualidade no Sistema Único de Saúde de Campinas. Na busca desta precisão, é necessário que tenhamos exames confiáveis, rápidos. Hoje, com a conclusão deste processo, em 12 horas o exame fica pronto. Esta estratégia possibilita também exames sem duplicação, com garantia de 100% de acerto. Então, trata-se de uma grande ferramenta no sentido de ampliar e qualificar a assistência à população que mais precisa. Parabéns aos usuários, à equipe do laboratório e aos profissionais de saúde de Campinas”, disse o prefeito dr. Hélio de Oliveira Santos na cerimônia que marcou a entrega na nova tecnologia.

O prefeito lembrou que o laboratório de Campinas é o primeiro no País e o terceiro da América Latina a contar com este sistema totalmente automatizado e informatizado. “A nova estrutura coloca a unidade na vanguarda de novas tecnologias no cenário mundial, já que o laboratório de Campinas é o primeiro no Brasil e o terceiro na América Latina a operar com esta técnica. Com isso, o sistema público de saúde do Brasil sai na frente e sai na frente no nosso município”, afirmou.

O projeto de modernização do laboratório teve início em julho de 2007, ocorreu em quatro etapas e acaba de ser finalizado (confira as fases no final do texto).

Com a nova tecnologia, o laboratório ampliou o acesso ao serviço a mais 1,5 mil pacientes por dia, por meio da coleta em mais de 100 locais diferentes na cidade, entre centros de saúde e outras unidades próximas da casa de cada cidadão.

A modernização também trouxe avanços em relação à qualidade e confiança, já que possibilitou introduzir o impresso único - que facilita muito o trabalho dos médicos e das equipes de saúde - e as etiquetas de código de barras - que garantem que nenhum material seja trocado.

“Além dos resultados dos exames ficarem prontos em menos de 12 horas, a partir de três dias úteis os laudos são encaminhados para as unidades básicas e ficam à disposição dos médicos e pacientes”, informou o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, durante a entrega.

O secretário de Saúde disse que o próximo passo agora é fazer com que o exame seja enviado eletronicamente para o centro de saúde. O objetivo é implementar agilidade, facilitar o exercício profissional da área médica e, acima de tudo, garantir maior acesso, com qualidade para toda a população”, disse.

No processo de qualificação e modernização, o laboratório municipal também passou a ser sistematicamente avaliado em relação à qualidade dos exames, tendo recebido 100% de acertos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica por meio do Programa Controlab.

Atualmente, a unidade disponibiliza 322 exames diferentes, desde os mais simples até os mais complexos, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Um scanner de leitura digitaliza todas as requisições, processo também pioneiro em Saúde no Brasil.

Todo este processo levou o laboratório a uma grande produtividade. Atualmente são realizados mais de 250 mil exames mensais, sendo que este resultado ainda está aliado a uma redução de custos diretos e indiretos.

“O laboratório municipal é um dos serviços mais antigos da rede – tem 18 anos - e tem contribuído de forma decisiva para a qualidade e assistência prestada, fornecendo para a rede exames de qualidade em prazos cada vez menores. Participa da consolidação do SUS Campinas e promove atendimento cada vez mais digno para a nossa população, pois além de aliar competência técnica, cuida intensamente das questões éticas e de sigilo e confiabilidade”, afirma a médica patologista-clínica e sanitarista Regina Salles, coordenadora do Laboratório desde 1.999.

Também estavam presentes na cerimônia de entrega da automação do laboratório os secretários municipais de educação, Graciliano de Oliveira Neto; de Infra-estrutura, Osmar Costa; de Planejamento e Meio Ambiente; Vicente Andreu; de Cooperação Internacional, Rodrigo Hajjar; o presidente da IMA, Bruno Viana; e o ouvidor José Alberto da Silva Curado; além de representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Local de Saúde do Ouro Verde, da Câmara Municipal e da população em geral.

Saiba mais. O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas atua com uma equipe 87 servidores, sendo 75 na área técnica, além de administrativos, auxiliares de limpeza, digitadores e vigias. A unidade atua com coordenação e co-gerência, equipe de biossegurança, grupo de gerenciamento de resíduos, participa do Conselho Local de Saúde do Ouro Verde e está implementando um núcleo de saúde coletiva.

O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas fica no Complexo Ouro Verde, na avenida Ruy Rodrigues, 3434. O telefone do serviço é 3266-6314.

A modernização do laboratório ocorreu em 4 etapas, a partir de julho de 2007, e com a finalização da implantação do projeto em abril de 2008. Confira:

Fase 1 - Construção de uma rede lógica através de eletro-calha interligando todos os setores do Laboratório;

Fase 2 - Instalação de um sistema de informática laboratorial Matrix, avançado do ponto de vista de banco de dados, recursos do sistema e interfaciamento bidirecional entre computador e equipamentos utilizados no Laboratório;

Fase 3 - Instalação de potentes máquinas analisadoras de exames de Bioquímica (exames de sangue, glicose, colesterol, triglicérides, acido úrico, etc) e de Hormônios e Imunologia (hepatites, exames de pré-natal, exames de tireóide, etc);

Fase 4 - Instalação do Módulo Pré-Analítico, que realiza de forma automatizada procedimentos que eram realizados manualmente, portanto mais demorados e sujeitos a erros humanos.

Volta ao índice de notícias