Manhã de lazer marca 11 anos do Centro de Saúde São Domingos

19/05/2008

Autor: Denize Assis

Para comemorar seu aniversário de 11 anos, o Centro de Saúde São Domingos, na região sul de Campinas, reúne neste sábado, dia 17 de maio, das 8h às 12h, gestores, equipes de saúde, conselheiros e a população em uma manhã de lazer. A festa acontece na rua Juvenal de Oliveira, em frente ao centro de saúde, e tem apoio da Sanasa e da Emdec.

Na programação constam atividades voltadas principalmente para crianças, como pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, distribuição de algodão-doce, pirulitos, bexigas, além de apresentações de dança das escolas do bairro, exposição de artesantos, barracas de quitutes entre outras.

Segundo a coordenadora da unidade, a enfermeira sanitarista Nicole Montenegro, há muito o que comemorar. “Foram muitos avanços em onze anos. O atendimento foi ampliado e qualificado, principalmente com a criação de duas unidades de saúde da família; conseguimos conhecer melhor nossa população; recentemente conseguimos ampliar nossa equipe com profissionais de saúde mental; estabelecemos um conselho local atuante”, diz Nicole.

Segundo a coordenadora a comemoração é um momento de aproximação com a população, de reforçar os vínculos e integra o processo de promoção da saúde, da cultura de paz. A expectativa, de acordo com Nicole, é que pelo menos 500 crianças estejam presentes, além de seus familiares.

Nicole informa que, recentemente, a comunidade obteve uma grande conquista, que foi a inauguração de uma Nave-Mãe. Mas os desafios ainda são muitos: o acesso é difícil, é uma região muito distante. A população é muito carente de atenção e necessita de muito trabalho em relação à questão do autocuidado, da autonomia, quanto à prevenção da gravidez na adolescência.

O médico sanitarista André Ricardo Ribas de Freitas, que foi coordenador da unidade de 2000 a 2004, afirma que é muito gratificante trabalhar no São Domingos. “A equipe é muito unida, generosa, tenta se ajudar e responder da melhor maneira às expectativas da população. São relações humanas muito intensas, condição fundamental para que se consiga lidar com as adversidades de uma comunidade tão carente quanto aquela”, afirma André.

Mais sobre o São Domingos. O Centro de Saúde São Domingos é responsável por uma população de 13 mil habitantes, 100% SUS dependentes, constituída na sua maioria por adultos jovens. Atende aos bairros São Domingos, Campituba, Vila Palmeiras, Jardim Marisa e fazendas.

A unidade conta com duas equipes de saúde da família, psiquiatra, 12 auxiliares de enfermagem que trabalham fora das equipes, duas recepcionistas, três serventes e um motorista, além de um administrativo e dois guardas noturnos e um diurno.

Volta ao índice de notícias