Campinas vacinou 70% dos idosos e prossegue com a campanha contra gripe

19/05/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou novo balanço da vacinação do idoso, que aponta cobertura vacinal de 70,13% dos idosos de Campinas até quinta-feira, dia 15 de maio. Também informou que vai prosseguir com a Campanha de Vacinação, iniciada em 26 de abril, até que seja atingida a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que, este ano, foi ampliada de 70% para 80% da população nesta faixa etária.

Com isso, aqueles que ainda não receberam a dose devem procurar os centros de saúde. As pessoas que não podem se locomover devem fazer contato com a unidade de saúde para solicitar a visita de uma equipe volante, que também percorre instituições de internação, tais como asilos e hospitais.

Neste sábado a vacinação estará sendo realizada nos centros de saúde do Aurélia (até 13h), Valença (até 17h), Florence (até 17h), São José (até 17h), Vila Ipê (até 17h), São Quirino (até 16h), Santa Lúcia (até 17h), Dic I (até 13h), Santo Antônio (até 13h), Aeroporto (até 13h), Vista Alegre (até 13h) e União de Bairros (até 13h).

O secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, orienta que as pessoas não vacinadas aproveitem a oportunidade deste sábado e compareçam aos centros de saúde. Segundo ele, vacinar é um ato de cidadania e é obrigação da família estimular e levar seu parente maior de 60 anos para tomar a dose contra a gripe.

“A vacina é segura, não causa gripe e deve ser tomada todo ano porque sua composição varia a cada período, de acordo com os tipos de vírus da influenza que estão em circulação”, afirma.

O secretário lembrou estudos que demonstram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

Volta ao índice de notícias