Catadores do Jardim Boa Esperança participam de lixotur nesta terça-feira, 20

20/05/2008

Autor: Denize Assis

A unidade de saúde da família do Jardim Boa Esperança, na região leste de Campinas, promove nesta terça-feira, 20 de maio, das 8h às 12h, um lixotur voltado para catadores de recicláveis que atuam na sua área de abrangência. No roteiro, os recicladores domésticos vão conhecer algumas cooperativas e o aterro Delta, para onde são destinados os resíduos sólidos domésticos produzidos na cidade.

O lixotur, viabilizado pelo Departamento de Limpeza Urbana (DLU) da Prefeitura, é uma etapa do projeto Reciclar com Saúde, desenvolvido pela equipe de agentes comunitários de saúde do Módulo Boa Esperança com apoio da Vigilância em Saúde (Visa) Leste. Voltado para os catadores, o trabalho está no seu segundo encontro.

No primeiro, estes profissionais foram cadastrados, vacinados contra tétano e hepatite e orientados sobre a forma correta de armazenar os recicláveis para que estes materiais não propiciem a proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos e animais que podem causar danos à saúde.

“O objetivo do projeto é conhecer os catadores, cadastrá-los e desenvolver um trabalho de forma que eles entendam que os resíduos são fonte de renda e que a disposição adequada dos materiais faz toda a diferença para o ambiente e a saúde deles próprios e da comunidade. No lixotur, estes profissionais vão entender melhor o caminho dos resíduos desde a casa de cada cidadão até o aterro ou a cooperativa”, afirma a dentista Ana Paula Martins Freitas Pafner, coordenadora da unidade.

Segundo Ana Paula, na área da sua unidade existem muitos catadores domésticos – somente no primeiro encontro foram cadastrados 25 – que, na maioria dos casos, não trabalham de forma adequada, não estão organizados e que, até então, tinham uma relação muito distante com a unidade de saúde. “Outro objetivo nosso é estabelecer e reforçar o vínculo com eles”, diz.

O Módulo do Boa Esperança fica na rua professora René Barreto, 440, Vila Boa Esperança, na área do centro de Saúde Conceição.

Campinas registrou este ano 231 casos de dengue. No ano passado, em janeiro, fevereiro, março e abril, foram mais de 6.926 mil.

Volta ao índice de notícias