Campinas ganha medalhas no vôlei da 3ª Olimpíada de Saúde Mental

20/05/2008

Autor: Eli Fernandes

Evento em Rio Claro, nesta segunda, 19 de maio de 2008, contou com as atividades que visam melhorias na qualidade de vida de usuários do Sistema Único de Saúde

O Grupo de Caminhada do Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas ganhou, pela segunda vez consecutiva, a medalha de ouro do vôlei na Olimpíada de Serviços Comunitários em Saúde Mental.

A terceira edição da Olimpíada foi realizada nesta segunda-feira, 20 de maio de 2008, em Rio Claro, interior de São Paulo. O grupo disputou a final com outro time formado por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas, o Centro de Apoio Psico-Social (Caps) Integração, localizado à região do Distrito Noroeste de Saúde.

O CR DST/Aids e o Caps-Integração, ambos de Campinas, envolvem usuários destes serviços em grupos que desenvolvem atividades físicas vinculadas a outras ações voltadas à melhoria da qualidade destas pessoas que utilizam o SUS. Em 2007 as duas equipes participaram da Olimpíada realizada em Botucatu.

Com o Grupo de Caminhada, o Centro de Referência conquistou o primeiro lugar na quarta edição do Prêmio Aids de Responsabilidade Social Saúde Brasil. A premiação foi na noite de 27 de novembro de 2007, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Ibirapuera, em São Paulo.

O concurso, que tem como objetivo incentivar ações em benefício das pessoas que vivem com HIV/aids e seus familiares, é realizado anualmente pela Águilla Saúde Brasil, que desenvolve ações educativas na área de saúde.

Segundo a Prefeitura de Rio Claro, que organizou a Olimpíada, cerca de 1.400 pessoas participaram dos jogos. A previsão é que Campinas seja sede da 5ª Olimpíada da de Serviços Comunitários em Saúde Mental.