Mr. Gay Brasil cede sua imagem para campanha de prevenção à aids

27/05/2008

Autor: Eli Fernandes

Ação é realizada através do Projeto Fluxus dia 30 de maio e conta com ensaio fotográfico no dias seguinte

O publicitário Luciano Lupo, de 27 anos, eleito em 2007 o gay mais bonito do Brasil, será atração do Projeto Fluxus - Informação, Arte, Saúde, sexta-feira (30/5/2008), à Praça Bento Quirino, no Centro de Campinas, a partir de 20h. Ele cede sua imagem para campanha de incentivo para prevenção à aids, ao vírus HIV e às outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Luciano Lupo, de Cuiabá (Mato Grosso), foi eleito o primeiro Mister Gay Brasil, derrotando os outros 11 candidatos ao posto. Ele fica em Campinas durante dois dias. Na sexta-feira recebe o público na tenda do Projeto Fluxus, que é montada quinzenalmente na Praça Bento Quirino, onde uma equipe do Programa DST/Aids de Campinas tira dúvidas sobre DSTs e aids, uso do preservativo masculino e feminino e como acessar serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Campinas.

Na ocasião o publicitário estará aderindo às campanhas de incentivo à prevenção à aids e outras DSTs e de estímulo à realização do teste de HIV e outras DSTs. Campinas desenvolve, por exemplo, o movimento “Somos todos vulneráveis”, que entre outros elementos, agrega conceitos das campanhas, “Vista-se! Use sempre camisinha”, de incentivo ao sexo seguro e “Fique Sabendo” de estímulo ao teste de HIV e outras DSTs.

A atuação do Programa DST/Aids de Campinas nestas campanhas tem sido marcada, entre outras ações, pelas parcerias com artistas e outras personalidades que “emprestam” sua imagem às campanhas, como a atriz e apresentadora Monique Evans, o sambista Neguinho da Beija Flor, os atores Alexandre Frota e Bruno Gagliassio, a cantora Gil, entre outras pessoas.

Eles vestem a camiseta da campanha “Vista-se” e apresentam-se em locais públicos, como boates e shows, mostram camisinhas e insumos de prevenção, posam para fotos para Imprensa e sempre têm dado declarações de incentivo à prevenção e à realização do teste de HIV e sífilis.

Luciano Lupo deve ir além disso e no segundo dia em que estará em Campinas, o sábado, 31 de maio de 2008, participa de um ensaio fotográfico exclusivo com a fotógrafa e médica Cláudia Barros Bernardi, que é infectologista e coordena o Núcleo de Assistência do Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. Também no sábado, à noite, o Mr. Gay visita a boate GLS Pride Club, localizada à Vila Industrial, região central da cidade.

Para saber sobre como fazer o teste de HIV e sífilis, que é gratuito e sigiloso e pode ser anônimo, a população deve acessar o Centro de Saúde mais próximo ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), que são especializados na realização do teste de HIV e sífilis. Campinas possui dois Centros de Testagem e Aconselhamento.

O Coas/CTA, localizado no Centro, fica à rua Regente Feijó, 637 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O telefone é (19) 3236 – 3711. O CTA/Ouro Verde fica junto ao Hospital Ouro Verde (próximo ao terminal de ônibus) à avenida Rui Rodrigues, 3434. O telefone é o (19) 3226 – 7475 e o funcionamento é somente às segundas-feiras, das 13h às 17h.

Volta ao índice de notícias