Atividades em série marcam Dia Mundial sem Tabaco em Campinas

30/05/2008

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco de 2008, no sábado, 31 de maio, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio dos Centros de Saúde e do Centro de Referência e Informação em Álcool e Drogas (Criad), desenvolve durante esta semana diversas ações na cidade inteira para mobilizar a sociedade e chamar a atenção dos mais diversos atores sociais sobre a necessidade do controle do tabagismo.

As ações incluem panfletagem de material informativo; oficinas; palestras; tendas de saúde; atividades culturais; grupos de orientação; abordagem de pacientes; exibição de vídeos; atividades físicas; confecção e exposição de cartazes; orientação sobre prevenção de doenças, seqüelas e acidentes tabaco-relacionados; informações sobre acolhimento e tratamento nas unidades de saúde.

No Criad, na sexta-feira, 30, os pacientes vão formar uma roda, fazer uma sessão de lian gong e confeccionar cartazes. No Paço, na terça-feira, 3 junho, acontece o primeiro atendimento aos pacientes do projeto 1° Passo no Paço, que visa tornar o prédio da Prefeitura um Ambiente Livre de Tabaco. O trabalho será iniciado com os servidores da Secretaria de Saúde, no 11° andar.

Na rede básica de saúde, está circulando um questionário com 11 perguntas elaboradas pela Organização Panamericana de Saúde. A pesquisa será aplicada entre as 100 primeiras pessoas com mais de 18 anos que comparecerem às unidades que vão responder sobre prevalência do tabagismo, se é tabagista ou não, com que idade começou a fumar e se sabem sobre Ambientes Livres de Tabaco.

Alerta para a juventude. Entre outras questões, este ano, as atividades do Dia Mundial vão focar o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde, OMS, para celebrar a ocasião: “Juventude livre do tabaco”.

Quase 90% dos fumantes regulares começam a fumar antes dos 18 anos, fazendo com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considere o tabagismo uma doença pediátrica. No Brasil, em 17 municípios estudados, o percentual de estudantes de 12 a 16 anos que já experimentaram cigarros varia, entre meninos, de 53%, em Fortaleza, a 28% em Salvador; e entre meninas, de 54%, em Porto Alegre, a 26% em Salvador (Vigescola – Vigilância de Tabagismo em Escolares).

O tabagismo é uma das principais causas de mortalidade precoce por doenças isquêmicas do coração, doença cerebrovascular e doença pulmonar obstrutiva crônica. A cada ano, o cigarro mata quase 5 milhões de pessoas em todo o mundo; 200 mil, somente no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a dependência está associada a 90% dos casos de câncer de pulmão, 85% dos óbitos por enfisema pulmonar, 40% dos derrames cerebrais e 25% dos infartos fatais.

Saiba mais. Em 1988, a Assembléia da OMS aprovou a resolução WHA42.19, determinando que a celebração do Dia Mundial sem Tabaco acontecesse, a cada ano, no dia 31 de maio. Desde então, anualmente, a OMS articula em todo o mundo a comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, definindo um tema correlato ao tabagismo, que deve ser abordado pelos seus 192 países-membros, com a finalidade de colocar em evidência as diferentes interfaces ou problemáticas do consumo do tabaco.

Outras ações. Além das atividades para marcar as datas nacionais e mundiais de combate ao fumo, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas desenvolve durante todo ano o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Seu objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e as conseqüências da morbimortalidade neste grupo – com prevenção da iniciação ao tabagismo principalmente entre jovens, o estímulo à cessação de fumar, a proteção da população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e a redução do dano individual e social dos produtos derivados do tabaco.

Além das ações em escolas, unidades de saúde e ambientes de trabalho, o município vem se empenhando na ampliação da estratégia de abordagem e tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), e já conta com profissionais aptos no atendimento em 16 unidades de saúde, entre as quais cinco são Ambiente Livre do Tabaco: CAPS-AD, Costa e Silva, Vila Rica, Santa Odila e Paranapanema. Também disponibilizam assistência, os Centros de Saúde Aurélia, Balão do Laranja, Barão Geraldo, Anchieta, Cássio Raposo, Parque da Figueira, Faria Lima, São José, Centro e Vista Alegre.

No País. Para abrir a semana que marca o Dia Mundial sem Tabaco, o Ministério da Saúde e o Inca apresentaram em Brasília, no dia 27 de maio, as novas imagens de advertência sanitária das embalagens do tabaco. Pela primeira vez, as fotos e mensagens foram produzidas e selecionadas com base em um estudo científico sobre o grau de aversão que as ilustrações alcançam.

O Ministério da Saúde também lançou a nova campanha publicitária de combate ao fumo. Sob o conceito ‘Fique esperto, começar a fumar é cair na deles’, as peças publicitárias mostram para os jovens os meios que as indústrias usam para atrair novos clientes. A comunicação das peças é feita dentro de uma linguagem direcionada para esse público e ressalta que, apesar de não parecer, a indústria do tabaco precisa do jovem para repor os consumidores antigos que acabam morrendo justamente pelo consumo do produto. Evitar que os jovens caiam nas mãos da indústria, desmascarando seus métodos, é o objetivo da campanha de comunicação.

No mundo. Além do Ministério da Saúde, a OMS também promove uma campanha, cuja tradução para o português é ‘Não caia na rede do cigarro’. A OMS pretende que a ação tenha um conceito universal, com apelo global. Por isso, o material gráfico conta com elementos selecionados para isso. Na escolha das cores, por exemplo, predomina o verde – que apela não apenas à pureza atmosférica e ambiental, mas também para o dinamismo do jovem, como em filmes de forte apelo visual, como The Matrix. Já o elemento “rede”, agrega o simbolismo da “armadilha” ao da “internet” – a “rede” que vem sendo usada pela indústria do tabaco para fisgar adolescentes.

Estratégia. O Brasil foi o segundo país, após o Canadá, a adotar imagens de advertência como estratégia para diminuir a prevalência e evitar a experimentação do cigarro por jovens e adolescentes. Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserirem advertências sanitárias ilustradas com fotos.

Volta ao índice de notícias