Nova sede do Samu/192 será entregue nesta sexta-feira, 30 de maio

30/05/2008

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entrega para a população nesta sexta-feira, dia 30 de junho, às 9h, as novas instalações da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), na rua Artur Ramos, 441, Ponte Preta. Foram investidos aproximadamente R$ 300 mil na obra, que incluiu reforma e ampliação da unidade que atende a uma média de 6,5 mil casos por mês.

As obras tratam-se de reivindicação antiga dos gestores, servidores da saúde e da população, por meio do Conselho Municipal de Saúde. O objetivo principal foi melhorar as condições de trabalho da equipe, composta por 280 pessoas entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, motoristas-socorristas, telefonistas e pessoal administrativo.

As obras de reforma e ampliação incluíram mudanças nas salas administrativa e de regulação médica, nos banheiros, quartos de repouso, nas áreas destinadas à enfermagem, readequação na cozinha e refeitório e ampliação do almoxarifado. A sala de espera, a manutenção e a sala de oxigênio foram reformadas. Foi construída uma área de treinamento. A reforma geral no prédio incluiu readequação das cores, conforme padrão estipulado pelo Ministério da Saúde.

O Samu/192 Campinas opera com 15 viaturas diariamente, sendo 12 de suporte básico e três de suporte avançado, e uma central de regulação para atender à população de aproximadamente 1,2 milhões de habitantes do município. O serviço também está integrado à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp) a atua descentralizado em bases instaladas no Taquaral, Dic I e Florence. A meta é ampliar a descentralização para outros dois pontos estratégicos.

O Samu/192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências. Tem como finalidade reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O SAMU/192 atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica da população.

A equipe do Samu/192 é treinada para atender situações de múltiplas vítimas e realiza trabalho preventivo na questão de grandes acidentes em eventos. Além disso, em Campinas, conta com psiquiatras de plantão 24 horas e dispõe de uma viatura exclusiva para atendimento psiquiátrico.

O serviço presta assistência com suporte avançado com um tempo-resposta de no máximo 13 minutos para os casos mais distantes. O tempo-resposta consiste no intervalo entre o chamado e a assistência aos casos mais graves e com risco de morte. Com as viaturas de suporte básico a média de tempo-resposta é de 30 minutos.

Para acionar o Samu/192, basta o cidadão discar o número 192.