Sustentar: Secretaria de Saúde expõe Trabalho com catadores e Hospital Ouro Verde

30/05/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde está com dois trabalhos expostos no Sustentar – Fórum Social para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece até sábado, dia 31 de maio, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em Campinas: o documentário Catadores encantadores e a maquete eletrônica do Complexo Hospitalar Ouro Verde.

O documentário Catadores encantadores relata a experiência exitosa desenvolvida com os catadores de recicláveis das Vilas Padre Anchieta e Padre Josimo entre outros bairros, na região norte de Campinas.

O trabalho nasceu do olhar atento, humanizado dos profissionais do Centro de Saúde Anchieta e da Vigilância em Saúde Norte. Surgiu da esperança de uma vida mais saudável para a comunidade, para Campinas, para o planeta.

Com o objetivo de propagar cuidados que os catadores devem ter para não propiciar a proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos e animais que podem transmitir doenças, as equipes de saúde reuniram os catadores num clube aberto à comunidade para encontros que ofereceram atividades de educação em saúde, informação e mobilização social.

Entre as ações, constaram palestras sobre dengue, o ciclo do mosquito e criadouros; mostra de recicláveis com sugestões do que pode ser feito com os resíduos; painel sobre tempo de decomposição dos materiais na natureza; demonstração do Aedes aegytpi, de escorpiões e carrapatos.

Também houve vacinação contra hepatite B e tétano, aferição de pressão arterial e atividades artísticas e culturais. Os encontros ainda constituíram em oportunidades para cadastrar os catadores para que eles passassem a receber os bags – grandes sacolões de ráfia para armazenar os resíduos.

“O resultado do trabalho é visível quando se percorre os bairros. As pessoas se conscientizaram da importância de organizar e armazenar bem os recicláveis nos seus quintais. Em todas as residências são utilizados os bags”, informa a auxiliar de enfermagem Fátima Solange de Freitas, que teve a idéia original e dirigiu o documentário.

Segundo Solange de Freitas, a atividade também abriu as portas para as equipes de saúde e reforçou o vínculo entre os profissionais e os moradores.

“Com a pretensão de traduzir este belíssimo trabalho e, acima de tudo, com a certeza de que cada um pode trabalhar naquilo que está a seu alcance para que tenhamos um planeta melhor nasceu o documentário Catadores encantadores”, disse Solange.

As imagens e a edição do documentário são dos repórteres-fotográficos Adriano Rosa e Tomás May. O patrocínio foi da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, com apoio da Secretaria de Saúde e do Sistema Único de Saúde.

Complexo Hospitalar Ouro Verde. Segundo o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, que esteve presente na abertura do Sustentar, a Secretaria de Saúde quer registrar, durante o evento, sua preocupação com a promoção de uma Campinas saudável, segura e humana.

O Secretário afirma que é com a diretriz de cumprir seu papel a favor da vida que a secretaria vai inaugurar, em junho, o Complexo Hospitalar Ouro Verde.

Planejado para atender a um conceito ambientalmente adequado, o hospital é um dos trabalhos que está sendo apresentado pela Secretaria no Sustentar. Para apresentá-lo, o enfermeiro Gerson Reis, apoiador do Distrito de Saúde Sul, construiu uma maquete eletrônica que está sendo exibida no estande da Saúde.

E por que o Hospital Ouro Verde? Segundo o secretário de Saúde, a unidade foi construída de forma que possa economizar energia elétrica, já que conta com iluminação da luz solar, inclusive nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o que possibilita ainda que o paciente tenha noção do tempo, saiba quando é dia e noite, e diminui as chances de depressão, comum nestes pacientes.

“O uso racional da água foi uma preocupação no projeto. O hospital conta com dispositivos de economia de água por meio de torneiras e válvulas de descarga automáticas”, disse José Francisco Saraiva.

Também conta com estação de tratamento de esgoto, que vai tratar todo efluente gerado. E tem um grupo de gestão de resíduos de saúde, com o objetivo de um gerenciamento adequado, contribuindo para preservar “este lindo lugar em que moramos – nossa casa chamada terra”, como disse o poeta Thiago de Melo, na abertura do Sustentar.