Prefeitura de Campinas prorroga Campanha de Vacinação do Idoso

08/05/2009

Autor: Cláudia Xavier

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prorrogou por mais uma semana a Campanha de Vacinação do Idoso, voltada para pessoas com 60 anos ou mais. Assim, quem ainda não foi imunizado tem até o próximo dia 15 de maio para procurar um centro de saúde e se vacinar. A dose é gratuita e aqueles que não podem se locomover devem entrar em contato com a unidade de saúde solicitando a visita de uma equipe volante.

As doses de vacina estão disponíveis também aos profissionais de saúde e à chamada população de risco, da qual fazem parte os que têm doenças crônicas, cardiovasculares, pulmonares, renais, metabólicas (diabetes mellitus), hepáticas, imunodeprimidos e para as pessoas que convivem intimamente com pacientes descritos nas situações anteriores.

Até a última terça-feira, 5 de maio, 61.242 doses da vacina contra a gripe sazonal foram aplicadas. Este montante corresponde a 47,88% da população acima de 60 anos, que hoje está estimada em 127.907 mil habitantes. Como a meta da SMS para este ano é vacinar 80% deste público, a campanha será mantida por mais uma semana.

“Ressaltamos que quem ainda não tomou a dose deve procurar um centro de saúde. A vacina contra a gripe é muito boa, previne complicações da doença, reduzindo o risco de internações hospitalares”, diz a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS de Campinas, Brigina Kemp.

Durante o mesmo período da campanha no ano passado foram imunizadas 58.984 pessoas, correspondendo a 56,84% do público alvo. A porcentagem de vacinados em 2008 foi maior que em 2009 devido, segundo o IBGE, ao crescimento da população com idade superior a 60 anos, que era de 103.764 pessoas.

Campanha

Desde 1999, o Ministério da Saúde realiza campanhas anuais de vacinação contra a influenza para os idosos com idade acima de 60 anos.

A composição da vacina varia a cada ano, de acordo com os tipos de vírus influenza que estão circulando de forma predominante nos hemisférios Norte e Sul.

A influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país.

A doença inicia-se com febre alta, em geral de acima de 38°C, seguida de dor muscular, dor de garganta e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. Trata-se de uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo da vida.

Estudos mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias.