Saúde comemora 70ª Semana de Enfermagem

11/05/2009

Autor: Bruno Sgambato

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem, comemora nesta terça-feira, dia 12 de maio, a 70ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) – Enfermagem Vale a Vida.

Uma palestra com a coordenadora da assistência de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Leda M. Albuquerque, será realizada no município, às 19h no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas.

O evento, que acontece simultaneamente em todo o país, abordará questões sobre valorização profissional, enfocando a realidade local, os desafios organizativos, técnicos e políticos, sendo encerrado somente na quarta-feira, dia 20 de maio.

O tema central Enfermagem Vale a Vida será o eixo articulador temático em torno do qual se desenvolverá uma diversificada programação, desenvolvida através de conferências, simpósios, oficinas, exposições, atividades comunitárias, entre outras atividades, direcionadas aos trabalhadores e estudantes de enfermagem, além de outros trabalhadores da saúde e segmentos interessados.

Acreditando na organização, vontade e criatividade dos trabalhadores e estudantes da Enfermagem brasileira, espera-se que a 70ª SBEn seja resultado da construção coletiva destes segmentos e represente uma contribuição concreta para os anseios profissionais no cuidado à saúde e no cotidiano do trabalho.

Para o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, a enfermagem constitui um grande pilar de sustentação à saúde pública. "O médico exerce um trabalho técnico e, auxiliado por uma equipe de enfermagem, além de ampliar a qualidade do trabalho, só pode mostrar resultados positivos", disse.

Números

No Brasil, a Semana da Enfermagem foi oficializada em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, através do Decreto 48.202. Desde então, a enfermagem é uma das 14 profissões de Saúde e o trabalho realizado por esse grupo profissional é reconhecido pelo seu significativo impacto no resultado assistencial em saúde.

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais/RAIS, do Ministério do Trabalho (2006), esse grupo de trabalhadores representa 58,44% do conjunto das profissões de Saúde e em termos censitários a enfermagem já supera o marco de mais de um milhão e trezentos mil trabalhadores. Em Campinas, a rede pública conta com dois mil profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares.

A enfermagem está presente em todas as instituições assistenciais, sendo que na rede hospitalar está presente nas 24 horas de todos os 365 dias do ano. Estes dados e características, por si só, já demonstram que uma assistência de qualidade depende diretamente da qualidade das ações desenvolvidas pela Enfermagem.

Em pesquisa realizada, em 13 de fevereiro de 2009, no site do INEP (www.inep.gov.br), referente à quantidade de cursos de graduação em Enfermagem existentes no país, foi encontrado que são oferecidos 768 cursos de graduação em Enfermagem reconhecidos pelo MEC, sendo 366 da região Sudeste.

Volta ao índice de notícias