Encontro Científico Cultural da Enfermagem acontece até dia 14 no Hospital Mário Gatti

13/05/2009

Autor: Cláudia Xavier

Teve início nesta terça-feira, 12 de maio, e prossegue até o próximo dia 14, no anfiteatro do Ambulatório de Especialidades do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, o I Encontro Científico-Cultural da Enfermagem do HMMG. O evento tem por objetivo fazer uma retrospectiva da história da atividade na instituição e comemorar a Semana de Enfermagem, que ocorre de 12 a 20 de maio.

Segundo a enfermeira Luciana Almada Donato, uma das organizadoras do evento, o encontro tem por objetivo também promover a interação entre os profissionais da área na instituição e a troca de experiências. “Nossos colegas sempre participam de eventos externos nos quais contam suas experiências e trabalhos realizados nas áreas de produção do hospital, que são elogiados, então, por que não compartilhar essas informações com o seu próprio grupo de trabalho? Temos muito do que nos orgulhar e a mostrar aos colegas”, diz Luciana. O evento foi aberto pelo presidente do HMMG, Salvador Affonso Fernandes Pinheiro, que , dentro do clima de retrospectiva, lembrou dos tempos em que fazia residência médica na unidade, em 1998. “Muita coisa mudou de lá para cá, e podemos afirmar seguramente que parte das conquistas do Mário Gatti, ao longo do tempo, se deve ao corpo de enfermagem. É uma honra trabalhar com uma equipe dessas”, disse Pinheiro. Entre os temas que serão abordados nesses três dias de evento estão a “Implantação da Residência Multiprofissional em Saúde no HMMG”, “POP – Ferramenta para Gestão da Qualidade na Assistência”, “Acolhimento e Classificação de Risco no PS Adulto”, “Unidade de Neurologia e Ortopedia”, “Grupo Interdisciplinar no Cuidado ao Porador de Estoma”, “Unidade de Oncologia e Radioterapia do HMMH” e “Implantação do Catéter Central de Inserção Periférica (CCIP) na Unidade de Internação Pediátrica”. O evento contará também com apresentações musicais (dueto de violinos) e de teatro, com a peça “Os sete pecados capitais da equipe de enfermagem”. Da programação do Encontro constam também palestras sobre práticas corporais associadas à qualidade de vida, além da prática de psicodrama “Vivência Enfermagem: Conhecendo Meus Pares”. A maioria das palestras será proferida pelos enfermeiros, auxiliares de enfermagem e outros profissionais envolvidos no trabalho do HMMG. 70ª Semana Brasileira de Enfermagem A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem, também realiza evento nesta terça-feira, dia 12 de maio, para comemorar a 70ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) – Enfermagem Vale a Vida. Uma palestra com a coordenadora da assistência de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Leda M. Albuquerque, será realizada no município, às 19h no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas. O evento, que acontece simultaneamente em todo o país, abordará questões sobre valorização profissional, enfocando a realidade local, os desafios organizativos, técnicos e políticos, sendo encerrado somente na quarta-feira, dia 20 de maio. O tema central Enfermagem Vale a Vida será o eixo articulador temático em torno do qual se desenvolverá uma diversificada programação, desenvolvida através de conferências, simpósios, oficinas, exposições, atividades comunitárias, entre outras atividades, direcionadas aos trabalhadores e estudantes de enfermagem, além de outros trabalhadores da saúde e segmentos interessados. Acreditando na organização, vontade e criatividade dos trabalhadores e estudantes da Enfermagem brasileira, espera-se que a 70ª SBEn seja resultado da construção coletiva destes segmentos e represente uma contribuição concreta para os anseios profissionais no cuidado à saúde e no cotidiano do trabalho. Para o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, a enfermagem constitui um grande pilar de sustentação à saúde pública. "O médico exerce um trabalho técnico e, auxiliado por uma equipe de enfermagem, além de ampliar a qualidade do trabalho, só pode mostrar resultados positivos", disse. Números No Brasil, a Semana da Enfermagem foi oficializada em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, através do Decreto 48.202. Desde então, a enfermagem é uma das 14 profissões de Saúde e o trabalho realizado por esse grupo profissional é reconhecido pelo seu significativo impacto no resultado assistencial em saúde. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais/RAIS, do Ministério do Trabalho (2006), esse grupo de trabalhadores representa 58,44% do conjunto das profissões de Saúde e em termos censitários a enfermagem já supera o marco de mais de um milhão e trezentos mil trabalhadores. Em Campinas, a rede pública conta com dois mil profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. A enfermagem está presente em todas as instituições assistenciais, sendo que na rede hospitalar está presente nas 24 horas de todos os 365 dias do ano. Estes dados e características, por si só, já demonstram que uma assistência de qualidade depende diretamente da qualidade das ações desenvolvidas pela Enfermagem. Em pesquisa realizada, em 13 de fevereiro de 2009, no site do INEP (www.inep.gov.br), referente à quantidade de cursos de graduação em Enfermagem existentes no país, foi encontrado que são oferecidos 768 cursos de graduação em Enfermagem reconhecidos pelo MEC, sendo 366 da região Sudeste. (Colaborou- Bruno Sgambato)