Mais de 200 profissionais são esperados em simpósio

13/05/2009

Autor: Bruno Sgambato

Cerca de 200 profissionais de Saúde são esperados para o 3° Simpósio AVC (Acidente Vascular Cerebral), que será realizado no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas nestes dias 15 e 16 maio (sexta e sábado). Deste total, 30 vagas foram disponibilizadas gratuitamente aos profissionais da rede básica de Saúde, urgência e emergência e especialidades.

O evento, realizado pela Unicamp, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, começa na sexta-feira, dia 15, a partir das 14h e no sábado, dia 16, a partir das 8h30. A programação incluiu palestras, cursos e conferências que abordam temas como "Educação continuada em AVC", "Diagnóstico e Tratamento do AVCi na fase aguda", "Critérios de Intervenção Cirúrgica em AVCh", "AVC em jovens", "Panorama atual do AVC no Brasil: onde estamos e para onde vamos", entre outros.

A abertura oficial acontece às 19h com a presença do médico neurologista Li Li Min, do Departamento de Neurologia da Unicamp. Segundo a coordenadora do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (CETS), Alóide Ladeia Guimarães, o simpósio vem para atualizar o conhecimento desses profissionais de Saúde. "Se tivermos um atendimento de qualidade e mais eficácia em rede, desde atenção básica até o serviço hospitalar, conseguiremos atuar com mais eficácia evitando mortes decorrentes de um AVC", afirmou.

Para a coordenadora da Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Saúde, Jane Emídio Dias, a presença desses profissionais no simpósio é de extrema importância. "O AVC, junto com o infarto e as doenças coronarianas, em geral, é a primeira causa de morte no município. Em razão disto, é fundamental que nossos profissionais estejam devidamente capacitados", disse.

A doença

O AVC atinge principalmente pessoas com idade acima de 45 anos, porém pode ocorrer em qualquer faixa etária. A doença é caracterizada pela lesão no cérebro causada por um "acidente" em um dos vasos sanguíneos que irrigam a região cerebral.

Pode ocorrer por entupimento desses vasos, impedindo a circulação sanguínea, caracterizando o "AVC isquêmico", ou, ainda, um vaso sanguíneo pode se romper provocando um sangramento no cérebro. Nesse caso, a denominação é "AVC hemorrágico".

Dificuldade na fala e nos movimentos ou alterações na visão podem ser um dos primeiros sintomas de um AVC. Formigamento ou fraqueza em uma das partes do corpo também é comum, além de dor de cabeça repentina. Estes sintomas são os mais comuns e podem até ter relação com outro problema, mas a recomendação é que a pessoa procure imediatamente um hospital.