Vacinação contra a gripe para idosos é prorrogada até o dia 22 de maio. Dose é gratuita

14/05/2009

Autor: Bruno Sgambato e Cláudia Xavier

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 22 de maio em Campinas. A razão da extensão do prazo se deve ao objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de atingir a cobertura vacinal de 80% das pessoas acima dos 60 anos de idade.

As doses de vacina estão disponíveis nos Centros de Saúde (CS), inclusive aos sábados em alguns CS, para os maiores de 60 anos, profissionais de saúde e à chamada população de risco, da qual fazem parte os que têm doenças crônicas, cardiovasculares, pulmonares, renais, metabólicas (diabetes mellitus), hepáticas, imunodeprimidos, e para as pessoas que convivem intimamente com pacientes descritos nas situações anteriores.

Ainda dentro do propósito de atingir a meta mais rapidamente, a SMS disponibilizou um novo posto de vacinação contra a gripe no Paço Municipal, ao lado da entrada principal. A equipe volante atenderá até as 17 horas desta quarta-feira, dia 13 e retorna na sexta-feira, dia 15 de maio, das 9 às 12 horas. A vacina será aplicada somente nas pessoas com idade acima de 60 anos ou nos profissionais de saúde rede pública.

A Campanha já havia sido prorrogada por mais uma semana, terminando nessa sexta-feira, dia 15, mas, em virtude de as metas de cobertura não terem sido atingidas, foi prorrogada pela segunda vez.

A dose é gratuita e aqueles que não podem se locomover devem entrar em contato com a unidade de saúde solicitando a visita de uma equipe volante. As pessoas que procurarem pelas unidades de saúde para se imunizar terão a oportunidade também de atualizar suas carteiras de vacinação e de passar por exames de prevenção do câncer bucal.

Vacinados

Um total de 81.240 pessoas acima de 60 anos tomou até a última terça-feira, 12 de maio, a dose de vacina contra a gripe sazonal. Esses números indicam que 63,51% do público alvo foram imunizados desde o início da campanha, no último dia 25 de abril.

Em 2008, neste mesmo período, foram aplicadas 72.765 doses, correspondendo a 70,13% da população acima de 60 anos. Essa parcela da população, no ano passado, era estimada em 103.768 mil pessoas. Hoje essa população é de 127.907 mil pessoas.