Circuito Saúde foca prevenção à aids e estímulo ao teste de HIV

19/05/2009

Autor: Bruno Sgambato

De 18 a 22 de maio, os moradores da região do Jardim Santa Mônica, em Campinas, participam do Circuito Saúde, na rua Olívio Manoel de Camargo, 297, das a partir das 7 horas.

Com o objetivo de estimular à realização do teste gratuito e sigiloso de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, a primeira etapa do Circuito Saúde consiste na realização de um grupo de aconselhamento sobre as DSTs, Aids e HIV. Serão disponibilizadas informações sobre as principais formas de contágio e de prevenção. Aos usuários do SUS será ofertada a coleta dos exames para HIV, hepatite B e C e também para sífilis. O trabalho é realizado com apoio e matriciamento do Programa Municipal de DST e Aids (PMDST/Aids) de Campinas. Esse grupo de aconselhamento percorrerá as casas da região do Jardim Santa Mônica para informar sobre os serviços disponíveis no Centro de Saúde e incentivar a prevenção à aids e outras doenças através do uso correto e freqüente de preservativos em todas as relações sexuais.

O projeto desenvolvido desde junho de 2008 tem avaliação positiva, pois o Centro de Saúde tem conseguido acessar pacientes novos que nunca haviam passado pela unidade, além da detecção de casos novos de diabetes mellitus, hipertensão arterial, sífilis, hepatite B e C. O diagnóstico precoce é importante para o tratamento às pessoas que vivem com HIV/aids.

A equipe da Saúde busca intensificar o trabalho em regiões do bairro e adjacências onde foi registrada baixa adesão da população em edições anteriores do Circuito Saúde. A população atendida pelo Centro de Saúde do Jardim Santa Mônica está em oito micro-territórios desta região, compreendida pelo Distrito de Saúde Norte de Campinas. A cada mês o Circuito é realizado com um destes territórios e acontece durante seis dias de segunda a sábado. São realizados em média cerca de 300 exames em cada Circuito. Além das DSTs, HIV e aids, o projeto também foca saúde bucal e também prevenção e diagnóstico da tuberculose e hanseníase. Em 2008 a unidade de saúde chegou registrar média de 50 testes realizados diariamente.

Volta ao índice de notícias