Campinas recebe mutirão da mamografia no dia 30

26/05/2009

Autor: Bruno Sgambato

Campinas participa no próximo sábado, dia 30 de maio, de mais um mutirão de mamografia. A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apóia o evento, que é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Ao todo, sete locais foram disponibilizados às mulheres para a realização do exame. O objetivo do mutirão é reduzir a espera por este exame no Sistema Único de Saúde (SUS). A mamografia é um exame radiológico dos tecidos moles das mamas que permite detectar precocemente lesões sugestivas de câncer.

De acordo com o coordenador da saúde da mulher, Fernando Brandão, serão realizados cerca de 2,2 mil exames. “A oferta por este exame na rotina da rede pública de saúde de Campinas é de aproximadamente 1,8 mil procedimentos por mês, cerca de 30 mil por ano. Nos casos de suspeita de câncer, as pacientes são atendidas de forma rápida em unidades especializadas em mastologia”, afirma o médico.

Posteriormente, os casos com lesões sugestivas serão encaminhados para o ambulatório especializado de mastologia para uma investigação mais ampliada por meio de outros exames.

Na rotina, para realizar a mamografia na rede pública de saúde de Campinas, a mulher precisa consultar seu médico ginecologista ou clínico no centro de saúde para se orientar sobre quando devem começar os seus controles mamográficos.

Em Campinas

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas avançou muito nos últimos 12 anos em relação ao controle do câncer de mama. Foi criado um ambulatório especializado em mastologia, que passou a dar suporte para as unidades de saúde. Estas unidades, como consequência, tiveram um aporte aumentado de acesso a exames de mamografia. Em 1996, eram 1,5 mil exames anuais. Em 1998, 18 mil e, em 2007, cerca de 28 mil.

No município, as mulheres são atendidas no Hospital Celso Pierro (PUC), na Maternidade de Campinas e na Policlínica II.

No mundo

Em todo o mundo, anualmente, cerca de um milhão de mulheres descobrem que estão com câncer de mama, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, de acordo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se a ocorrência de 49 mil novos casos de câncer de mama em 2008. Em Campinas, são detectados, em média, 120 cânceres de mama por ano.