Farmácia Popular comemora dois anos de benefícios à população

26/05/2009

Autor: Bruno Sgambato

A unidade da Farmácia Popular de Campinas completa dois anos de existência na próxima sexta-feira, dia 28 de maio. Desde que foi instalada, a Farmácia Popular do Brasil realizou cerca de 90 mil atendimentos, oferecendo atendimento personalizado, com farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

A população é beneficiada com uma lista padronizada de 97 itens, cujos preços podem ser até 90% mais baratos e, para a aquisição, basta apresentar a receita médica ou odontológica. A lista de produtos disponíveis nas farmácias populares está de acordo com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e leva em consideração as prioridades nacionais de saúde, a segurança, a eficácia terapêutica, a qualidade e a disponibilidade dos medicamentos.

De acordo com a farmacêutica gerente da Farmácia Popular em Campinas, Mirtes Maria de Lima Freire, entre os medicamentos mais procurados estão atenolol 25mg (para hipertensão), sinvastatina 20mg (para colesterol alto), omeprazol 20mg (para úlcera e gastrite), acetato de medroxiprogesterona injetável 150mg (anticoncepcional), além dos medicamentos para diabetes, doenças de pele como micose, entre outros.

“A maioria dos atendimentos é relativa a receitas oriundas de consultas particulares e de convênios. Também são atendidos muitos pacientes com receitas de serviços da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)”, disse.

Com orçamento próprio e independente dos recursos aplicados na distribuição gratuita de medicamentos, o Farmácia Popular não visa ao lucro, pois os medicamentos são repassados aos usuários a preço de custo, nem causa prejuízo às demais ações de suprimento garantidas nas unidades do SUS.

Acesso

Para ter acesso aos medicamentos comercializados na Farmácia Popular, o usuário deve apresentar receita médica ou odontológica contendo o CRM do profissional.

O programa Farmácia Popular do Brasil foi regulamentado em 2004 e começou a ser implementado em junho do mesmo ano para ampliar as ações de assistência farmacêutica e oferecer à população mais uma opção de acesso aos medicamentos.

A Farmácia Popular de Campinas fica na rua Ferreira Penteado, 854, centro. Trata-se da primeira unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil no município. O horário de funcionamento da Farmácia Popular de Campinas é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O telefone da unidade é 3232-5577. A farmácia está aberta a todos os cidadãos.

Volta ao índice de notícias