PA Centro comemora dois anos de atividades

27/05/2009

Autor: Bruno Sgambato

Inaugurado há dois anos, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do prefeito, Hélio de Oliveira Santos e do Secretário Municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, o Pronto Atendimento Centro comemora seu aniversário com resultados bastante positivos.

Na ocasião, a inauguração atendia o pedido da população que reside no centro da cidade. De acordo com o coordenador do PA, José Roberto Silva, hoje, são mais de 130 funcionários entre médicos, enfermeiros, auxiliares, seguranças e recepcionistas que atendem em média 300 adultos por dia e um pouco mais de 8 mil por mês.

Desde sua inauguração até o mês de abril de 2009, o PA Centro já realizou 143.650 atendimentos. A procura pelos serviços oferecidos na unidade também aumentou. Em 2007, a partir de junho, foram 29.771 atendimentos. Em 2008, o ano fechou com 82.747 pessoas beneficiadas. Já nos quatro primeiros meses de 2009, esse número já chega a mais de 31 mil atendimentos.

Atendimento

O PA Centro é a segunda a receber os pacientes trazidos pelo SAMU-192. São cerca de 450 por mês, ficando atrás somente do PA Ouro Verde. Entre os diversos pacientes trazidos pelo SAMU-192 está Daniela Silva de Medeiros, de 29 anos que em fevereiro deste ano sofreu uma parada cardíaca no centro da cidade.

“Desmaiei na rua e comecei a ter convulsões. Uma viatura do SAMU me socorreu e fez o primeiro atendimento enquanto me levava para o PA Centro. Lá, segundo conta meu marido e meus amigos, fui muito bem atendida. Fiquei sem respiração e batimentos cardíacos durante 20 minutos e se não fosse o empenho da equipe do PA, eu não teria sobrevivido”, diz Daniela, moradora do DIC VI e que tem um filho de 1 ano. A paciente passou por cirurgia para a colocação de um desfibrilador. “Os médicos dizem que foi um milagre eu ter sobrevivido, mas para mim foi o atendimento”, contou.

Funcionamento

O PA Centro está instalado na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Campinas, com entrada na rua Barreto Leme, 1550, Centro. Trata-se da primeira unidade de atendimento 24 horas do SUS no Centro da cidade. Para ser instalado, o PA passou por aprovação do Conselho Municipal de Saúde de Campinas e foi montado de acordo com a Política de Atenção às Urgências e Emergências do Ministério da Saúde (Humanizasus e Qualisus). Foram investidos, com recursos municipais, R$ 580 mil em reformas e aquisição de equipamentos para a nova unidade.

Para o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, o PA Centro atende a necessidade de urgência e emergência da população, uma vez que essa área não possui pronto-socorros públicos na área central. “O PA Centro diz respeito não só aos usuários dos SUS como de toda a região. Ele significa um grande avanço no atendimento de urgência e emergência na cidade”, disse.

O PA Centro atende casos de urgência e emergência em clínica geral de pacientes adultos com foco diferenciado no atendimento de urgência e emergência para o idoso, já que a população que reside no Centro de Campinas é constituída na sua maioria por adultos e idosos.

Além de ampliar o atendimento e garantir maior acesso médico-hospitalar aos cidadãos de Campinas, o PA Centro permitiu qualificar a resposta aos casos de mais graves, ampliando a capacidade do sistema de urgência e emergência do município como um todo.

Missa

A coordenação do PA Centro convida a todos os colaboradores e amigos para uma missa a ser celebrada na manhã desta quarta-feira, dia 27 de maio, às 9 horas na Capela da Nossa Senhora da Boa Morte, ao lado do Pronto Atendimento. A missa comemora os dois anos de atividades da unidade fundada no dia 27 de maio de 2007.