CTA faz mais de 80 testes de HIV em 4h

28/05/2009

Autor: Bruno Sgambato

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas realizou mais de 80 testes de HIV com diagnóstico rápido durante esta quarta-feira, 27 de maio, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Os exames foram realizados em parceria com Empresa Brasileira de Infra-Estrura Aeroportuária (Infraero). A parcial é apenas das quatro primeiras horas desta atividade. A ação é realizada até 16h desta quarta-feira, dia 27.

Diariamente o teste de HIV com diagnóstico rápido está disponível no CTA Ouro Verde do Programa DST/Aids no Complexo Hospitalar Ouro Verde. O teste é gratuito e sigiloso. O resultado é revelado apenas à pessoa que realizou o exame. O resultado é entregue cerca de 15 minutos após a realização. No caso de positivo para o vírus HIV, o tratamento também é oferecido de graça através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Demais unidades do SUS Campinas, como Centros de Saúde, também realizam teste de HIV e disponibilizam camisinhas para prevenção ao HIV/Aids e outras DSTs e ainda a uma gravidez indesejada. O teste com diagnóstico rápido, no entanto, só é realizado no CTA Ouro Verde. Para saber mais sobre o teste de HIV com diagnóstico rápido a população deve informar-se de segunda a sexta, das 7h às 19h, no CTA Ouro Verde, na avenida Rui Rodrigues, 3434 ou ainda pelo telefone (19) 32267475.