Saúde confirma dois casos de dengue hemorrágica

28/05/2009

Autor: Bruno Sgambato

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que dois casos de dengue hemorrágica foram confirmados no município. Os dois casos são de origem autóctone e foram assistidos pelo Hospital Municipal Dr. Mario Gatti.

O primeiro é da região do CS Paranapanema e já está em casa. O segundo caso é da região do CS Aeroporto e, apesar de ainda estar internado, passa bem. Em 2008, a SMS registrou durante o ano todo somente um caso de dengue hemorrágica de origem importada. Não houve morte.

Na forma hemorrágica, os sintomas da dengue são semelhantes aos da dengue clássica, mas a doença é bem mais grave por causa das alterações da coagulação sangüínea. Pequenos vasos podem sangrar na pele e nos órgãos internos, dando origem a hemorragias pelo nariz, gengivas, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Como o leito dos vasos capilares se dilata, a pressão arterial pode baixar e provocar tontura, queda, choque e, em raríssimos casos, levar à morte.

Números

Desde o início de 2009 até o mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde registrou 138 casos de dengue autóctones e 40 importados. Dos registros autóctones deste ano, a maior concentração de casos é na região do Guarani, Vista Alegre e Paranapanema.

Em 2008, no mesmo período, foram confirmados 206 casos de dengue de origem autóctone. No ano todo foram registrados 269 autóctones e 81 importados.