Campanha já imunizou 346.879 mil campineiros

06/05/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Dentro da estratégia de vacinação contra a gripe H1N1, novo boletim divulgado no final da tarde de ontem pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas revela que a campanha já imunizou 346.879 pessoas. Iniciada em 8 de março, a imunização ocorre por etapas e tem como meta alcançar pelo menos 80% do público-alvo, que é constituído por 522 mil campineiros.

Os índices mais altos de cobertura, até o momento, são dos portadores de doenças crônicas menores de 60 anos (80.151), portadores de doenças crônicas maiores de 60 anos (30.118), crianças de seis meses a menores de dois anos (23.591) e profissionais de saúde envolvidos com o atendimento a casos suspeitos de gripe (31.183 mil). Nestes grupos, a cobertura já superou a projeção feita pela Prefeitura, o que deixa os índices acima dos 100%.

A imunização no Grupo que compreende os jovens entre 20 e 29 anos já somou 173.954 doses, o que dá um total de 93,7% de alcance. No entanto, no grupo das gestantes a cobertura vacinal está em 65,4%, com 9.348 doses. Maria do Carmo Ferreira, enfermeira da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a necessidade de vacinação das gestantes, o grupo com a menor cobertura em Campinas.

Conforme explica a enfermeira, na primeira onda da nova gripe, em 2009, ficou evidente que as gestantes se constituem num dos grupos mais vulneráveis a desenvolver formas graves da doença. No Brasil, dos índices relacionados à nova gripe em 2010, as gestantes representam uma em cada três mortes pela doença.

Idosos - De acordo com a programação vacinal da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, as pessoas acima de 60 anos que já receberam a dose contra a H1N1também devem procurar o Centro de Saúde para tomar a vacina contra a influenza. Aqueles com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas que ainda não foram vacinados contra a H1N1, podem aproveitar para tomar as duas, isto é, contra a H1N1 e contra a sazonal.

Maria do Carmo Ferreira reforça a importância de os idosos que já receberam a dose contra a H1N1 também tomarem a dose contra a gripe comum. “O vírus da gripe sazonal também vai estar circulando no inverno e, com base na experiência que temos com mais de 12 anos de campanha, podemos assegurar que os idosos estão no grupo com maior risco de terem complicações pela gripe comum. Além disso – completa Maria do Carmo -, essa meta de vacinar 80% dos grupos de risco tem um grande impacto na redução das pneumonias, internações e óbitos em decorrência da infecção por influenza”.

Campanha - Às 9h deste sábado, dia 8 de maio, no Centro de Saúde Santa Odila, região sul da cidade, será aberta oficialmente a Campanha de Vacinação Contra a Gripe Comum voltada à população acima de 60 anos de idade. Conjuntamente, tem início a Campanha de Vacinação Contra a nova gripe H1N1, dirigida à população de 30 a 39 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) coloca neste sábado 230 postos de vacinação à disposição da população, sendo 110 postos fixos e 120 volantes.

A vacinação dos jovens de 30 a 39 anos, anteriormente agendada pelo Ministério da Saúde para começar via 10 de maio, foi antecipada para o dia 8 em Campinas para facilitar o acesso das pessoas que trabalham e estudam nos dias de semana e tem dificuldade de comparecer às unidades de saúde.

Para os profissionais da saúde, jovens de 20 a 29 anos, portadores de doenças crônicas (não idosos) e crianças de 6 meses a 2 anos (primeira dose), a campanha encerra-se nesta sexta-feira, dia 7 de maio.