Saúde aproveita a vacinação de idosos contra gripe para fazer campanha contra câncer bucal

06/05/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Neste sábado, dia 8 de maio, nas 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campinas, como tradicionalmente ocorre durante a Campanha de Vacinação Contra a Gripe Comum voltada à população acima de 60 anos de idade, a Secretaria de Saúde de Campinas realiza a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, coordenada pela área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Campinas.

O cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Campinas, explica que essa campanha ocorre junto com a vacinação do Idoso porque este público é mais vulnerável a este tipo de patologia. Ele esclarece que durante a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal as equipes realizam exame de boca e orientam as pessoas para a prevenção deste tipo de câncer, com informações sobre o auto-exame e sobre os cuidados que devem ser tomados com a higiene bucal.

“Todos os casos de lesões em mucosas, quando diagnosticados no início, inclusive o câncer bucal, apresentam uma alta possibilidade de cura. Por isso – esclarece Isamu – é importante que a pessoa procure um profissional quando uma lesão não desaparece em até três semanas”. Ele dá o exemplo de uma afta, que tende a desaparecer em até duas semanas. “Se a lesão ou a ferida persistir, a pessoa deve procurar um profissional para a realização de um exame mais específico”, ensina.

Conforme esclarece o cirurgião dentista, pacientes com alterações na mucosa ou ferimentos na língua, lábio e bochecha são triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizar o tratamento específico. Pessoas com lesões mais complexas são encaminhadas para clínicas de referência em diagnóstico bucal. O exame e eventuais tratamentos são feitos pelo sistema SUS.