Campinas sedia capacitação para Controle de medicamentos do SUS

07/05/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Terminou nesta sexta-feira, dia 7, em Campinas, com a participação de representantes de 23 municípios, o treinamento para a utilização do Hórus, sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde que permite o controle e a distribuição de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na quarta-feira, dia 5, no Salão Vermelho da Prefeitura, aconteceu o 2º Encontro de Profissionais de Saúde para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, promovido pela Área da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse encontro foi aberto pelo secretário municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva e teve a participação da farmacêutica Karen Sarmento Costa, coordenadora Geral de Assistência Farmacêutica na Atenção Básica do Ministério da Saúde e da coordenadora da área da Assistência Farmacêutica da SMS, Maria Elisa A. M. Bertonha.

Participaram do evento,como palestrantes, Maurício Massayuki Nambu, da Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos, um dos vencedores do 2º Prêmio David Capistrano de Experiências Exitosas dos Municípios, do XXIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) que aconteceu em Campinas, de 21 a 23 de abril. Massayuki apresentou o trabalho “Padronização Regional de Medicamentos Anti-Hipertensivos e Anti-diabéticos nos Municípios da Microregião de Ourinhos”. Patricia Moriel, da Unicamp, premiada com Menção Honrosa no 2º Prêmio David Capistrano também teve seu trabalho apresentado no encontro.

Foram também apresentados os trabalhos dos seguintes farmacêuticos do município de Campinas: Deise Barbieri, Marcia Molina, Maria Elisa Amaral Moreira Bertonha e Simone Turra.

Na oportunidade, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, representantes dos 42 municípios da DRS 7 e estudantes das 4 Faculdades de Farmácia do município de Campinas tiveram a oportunidade de conhecer o sistema Hórus e, ainda, participar das discussões sobre o uso racional de medicamentos.

Conforme explicou Maria Elisa A. M. Bertonha, Campinas foi escolhida para sediar

esse encontro devido a sua experiência na utilização do sistema DIM (Dispensação Individualizada de Medicamentos), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a IMA (Informática dos Municípios). Segundo ela, essa experiência permite a Campinas fornecer subsídios técnicos e colaborar com o Ministério da Saúde no aperfeiçoamento e implementação do Hórus.

Conforme detalha Maria Elisa, a grande qualidade do DIM é que ele permite o gerenciamento estratégico da assistência farmacêutica, que possibilita o conhecimento em tempo real das receitas prescritas em cada unidade de saúde de Campinas, o estoque de medicamentos de todas as unidades de saúde e o rastreamento dos medicamentos por lote e validade para cada paciente.

“Numa cidade grande como Campinas, com mais de um milhão de habitantes, eu consigo, por exemplo, saber quantas receitas são dispensadas pelo SUS diariamente, quais medicamentos saíram, inclusive com a identificação do lote e com a garantia da rastreabilidade a partir do momento em que ele entrou no almoxarifado até chegar às mãos do paciente”, esclarece Maria Elisa.