Envio de vacinas garante campanha contra a Gripe comum a partir de quinta-feira, dia 13 de maio

11/05/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas informa que aguarda para o final da tarde desta terça-feira, dia 11 de maio, o reabastecimento do estoque de vacina contra a gripe comum ou gripe sazonal, que vai permitir a normalização da Campanha de Vacinação do Idoso. A Secretaria de Estado da Saúde garantiu o envio de pelo menos 50 mil doses ainda hoje.

A descontinuidade momentânea da vacina em algumas unidades ocorreu porque Campinas recebeu as doses de forma parcelada para iniciar a campanha. Além disso, neste ano, a procura pela vacina nos dois primeiros dias foi excepcional. Somente no sábado, no primeiro dia, foram feitas 40% a mais de doses do que no mesmo período em 2009 e a procura continuou alta na segunda-feira e hoje.

A Campanha prossegue até dia 21. Até lá, a Secretaria de Saúde pretende vacinar pelo menos 80% dos 127.909 moradores de Campinas com 60 anos ou mais, no entanto a dose estará garantida para até 100%, se houver procura.

Segundo a Vigilância em Saúde, Campinas planejou a campanha adequadamente, com estimativa da população de acordo com critérios universais e planejamento com base na série histórica, ou seja: nas doses aplicadas em campanhas anteriores.

“A vacina está garantida para todas as pessoas com 60 anos ou mais, que têm até dia 21 para se vacinar. Na quinta-feira, tudo estará normalizado. Solicito a compreensão dos cidadãos e peço que todos procurem as unidades a partir de quinta-feira. Não há necessidade da pessoa se deslocar de sua área de residência para outra em busca de vacina porque todas as unidades serão abastecidas. Na dúvida é possível telefonar para o centro de saúde”, diz o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva.

A enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, reforça que a campanha vai transcorrer normalmente. “O Brasil é um país que tem muita experiência em grandes campanhas, por conta de seu iemnso território e da diversidade entre as regiões. Todas com sucesso, como ocorreu com a da rubéola e contra o H1N1, ainda em andamento. Este desabastecimento momentâneo não compromete esta ação de saúde pública. O compromisso da Secretaria de Saúde está mantido e a campanha será retomada com todo vigor a partir de quinta-feira”, afirma Brigina. Quem tiver, deve levar sua carteira de vacinação. A falta do documento, todavia, não impede de tomar a dose.

Esta é a 13ª edição da Campanha de Vacinação do Idoso em Campinas. No Brasil é a 12ª. Em 2009, em Campinas, foram vacinados 87 mil pessoas com 60 anos ou mais.

Vantagens da vacina.

A vacina contra a gripe é segura, eficaz e sua proteção ocorre por volta do 10º dia após a aplicação. Consiste num dos meios de prevenir a gripe comum e suas complicações na população acima de 60 anos, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, mortes e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. Na população idosa as complicações mais freqüentes são as pneumonias, podendo acentuar doenças crônicas (pneumopatias e cardiopatias, renais, hipertensão, diabetes e doenças imunodepressoras, como cânceres e aids).

Desde 1999, o Brasil realiza campanha para a população de 60 anos e mais, entre os meses de abril e maio. Por ser a estação que antecede o inverno, época em que ocorre a maior incidência da doença e um maior número de internações pela gripe. O organismo humano apresenta os maiores níveis de anticorpos contra a doença nos dois meses após a vacinação, o que coincide com o inverno, período de maior circulação do vírus da gripe. Assim, a vacinação no outono assegura maior proteção na época de maior risco de contrair a doença.

É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Eles receberão a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro.

Volta ao índice de notícias