Campinas recebe 50 mil doses de Vacina e campanha é normalizada

11/05/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu no início da noite de ontem, dia 11 de maio, 50 mil doses da vacina contra a gripe. As doses já foram distribuídas e vão estar disponíveis para a população em todos os centros de saúde do município a partir das 14h.

A vacina que chegou é a trivalente, ou seja, protege contra o vírus H1N1, da nova gripe, e contra duas cepas do vírus da influenza sazonal. É uma vacina segura e eficaz, tanto como a outra. A diferença é que as doses recebidas anteriormente e que já findaram eram bivalentes, protegiam contra a influenza sazonal. Com a nova remessa, todas as pessoas com 60 anos ou mais vão receber a vacina contra a nova gripe, independente de terem ou não doença crônica. Quem já tomou a vacina contra H1N1 vai poder tomar a trivalente sem problema, sendo que não existe necessidade de intervalo entre uma dose e outra.

A Campanha de Vacinação do Idoso, iniciada no último sábado, dia 8 de maio, sofreu uma descontinuidade momentânea, na tarde de terça-feira e manhã desta quarta, porque a vacina acabou na maioria das unidades de saúde.

O problema ocorreu porque Campinas recebeu as doses de forma parcelada e também porque, neste ano, a procura pela vacina nos primeiros dias foi excepcional. Somente no sábado, foram feitas 40% a mais de doses do que no mesmo período em 2009 e a procura continuou alta nos dias subsequentes.

A situação não foi exclusividade de Campinas e atingiu outros municípios. Segundo a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, este evento pontual não vai comprometer a Campanha. “Houve um esforço de todos os setores da secretaria municipal de saúde de Campinas, bem como da secretaria de estado em solucionar a questão, considerando ser esta uma importante estratégia de saúde pública na prevenção da gripe e suas complicações, evitando internações e óbitos na população vulnerável”, diz a sanitarista.

A Campanha prossegue até dia 21 de maio. Até lá, a Secretaria de Saúde pretende vacinar pelo menos 80% dos 127.909 moradores de Campinas com 60 anos ou mais.

Segundo a Vigilância em Saúde, Campinas planejou a campanha adequadamente, com estimativa da população de acordo com critérios universais e planejamento com base na série histórica, ou seja: nas doses aplicadas em campanhas anteriores.

Para tomar a vacina, basta o cidadão se dirigir até um centro de saúde mais próximo. Quem tiver deve levar a carteira de vacinação.

“É muito importante que os maiores de 60 anos se protejam porque eles constituem um grupo mais vulnerável às complicações da gripe. A vacina anti-influenza é segura e todos nesta faixa etária devem se vacinar”, diz a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas.

Volta ao índice de notícias