Campinas já vacinou mais de 394 mil pessoas contra a nova gripe

17/05/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta sexta-feira, dia 14 de maio, mais um balanço parcial da Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, iniciada dia 8 de março. Segundo a Vigilância em Saúde, até o momento foram vacinadas 394.966 pessoas no município, o que representa 75,6% do público-alvo da campanha que é de 522 mil. Este dado refere-se às doses aplicadas até dia 12 de maio.

Do ponto de vista epidemiológico, toda campanha de vacinação deve proteger, pelo menos, 80% do público-alvo. A Campanha termina na próxima sexta-feira, dia 21 de maio. Portanto, ainda resta uma semana para que as pessoas incluídas nos grupos prioritários que ainda não se vacinaram procurem os Centros de Saúde (CSs).

Neste sábado, 15 de maio, ficam abertos os CSs Aurélia, Capivari, Florence, Santa Lúcia, São José, Jardim Vista Alegre, São Quirino, Parque Valença, Vila Ipê, Dic 1, União dos Bairros, Aeroporto e Santo Antônio. Todas as unidades abrem às 7h, mas cada uma tem horário de encerramento diferenciado – às 13h, 15h, 16, 17h ou 19h. Portanto, é importante se informar pelo telefone 156 para saber até que horas a vacina está disponível.

Desafio - O maior desafio da campanha até o momento é com relação às gestantes, já que entre elas a cobertura está em 67,2% e é necessário acelerar e insistir para as mulheres se protegerem em qualquer fase da gestação.

Em relação aos outros grupos prioritários vacinados até agora em Campinas, entre os profissionais de saúde, crianças com menos de dois anos e crônicos de todas as faixas etárias, inclusive idosos, a cobertura atingiu 100%. Entre os adultos saudáveis, de 20 a 29 anos, a cobertura está em 95,2%, e, entre os adultos de 30 a 39 anos, em 27,8%. No entanto, é necessário considerar que este último grupo foi o último a ser incluído, tendo iniciado a vacinação dia 8 de maio, e que a campanha para eles se encerra dia 21.

Por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, com base nos números da cobertura vacinal contra a gripe H1N1 verificada até agora e, ainda, devido à limitação das doses disponíveis restrita aos grupos prioritários, a partir desta semana os adultos entre 20 e 39 anos deverão apresentar comprovante de idade para serem vacinados. Pelo mesmo motivo, pessoas com doença crônica de qualquer faixa etária deverão apresentar comprovante ou receita médica emitidos dentro dos últimos seis meses.

A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que a cobertura vacinal englobe 400 milhões de pessoas em todo o planeta. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o público deve chegar a 90 milhões, sendo a campanha brasileira uma das maiores entre todos os países do mundo que adotaram a estratégia.

O secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, destaca o grande esforço dos profissionais de saúde na campanha. “Os vacinadores dos 63 centros de saúde municipais têm trabalhado muito e no limite de sua capacidade. Peço paciência e esforço para chegarmos à meta de imunização”, disse.

Sobre as gestantes, o secretário de Saúde destacou que a procura ainda está abaixo do esperado. “A vacina é segura e eficaz e não traz riscos para o feto ou a gestante. A primeira onda da nova gripe, em 2009, já evidenciou que as gestantes se constituem num dos grupos mais vulneráveis a desenvolver formas graves e a morrer em decorrência da doença. Dos índices relacionados à nova gripe em 2010, as gestantes representam uma em cada três mortes pela doença. Seguramente, as gestantes devem se vacinar contra a influenza. Essa é maneira mais eficaz de se proteger contra a doença”, disse.

Internações - Em 2010, no Brasil, foram registradas 361 internações da gripe H1N1, até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, um total de 50, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes 32%. Em Campinas, foram registrados dois casos, um em gestante, importado, e outro em uma mulher na faixa de 30 a 39 anos, autóctone. É importante lembrar que apenas os casos graves são notificados.

No ano passado, de 2.051 óbitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a letalidade entre os casos graves foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total). As crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência de complicações no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes). E, finalmente, os adultos entre 30 e 39 anos, que representam a maior parcela de mortes – 22% do total.

Gripe Comum - Além da atual etapa contra a H1N1, está em curso em Campinas a 13ª edição da Campanha de Vacinação do Idoso. Até agora em Campinas já foram vacinados mais de 50 mil pessoas com 60 anos ou mais contra gripe comum. Esta campanha também se encerra dia 21 de maio.