Mais de 62 mil pessoas já tomaram a Vacina contra a gripe sazonal em Campinas

20/05/2010

Autor: Denize Assis

Mais de 62 mil pessoas com 60 anos ou mais moradoras de Campinas foram vacinadas contra a gripe sazonal ou gripe comum desde o dia 8 de maio, quando teve início mais uma edição da Campanha de Vacinação do Idoso. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta quarta-feira, dia 19 de maio, e equivalem a 50% da população-alvo que é de 127.909 cidadãos. Em todo País, a previsão é de atingir pelo menos 15 milhões de pessoas, o que representa 80% dos 19 milhões de idosos.

A Campanha está prevista para encerrar na próxima sexta-feira, dia 21 de maio. Até lá, as pessoas com 60 anos ou mais devem procurar o centro de saúde mais próximo. Em Campinas, são 63 unidades espalhadas em locais estratégicos em todas as regiões da cidade. Todas abrem às 7h, mas o horário de fechamento é diferente. Por isso, é bom checar até que horas a sala de vacina fica aberta, o que pode ser feito pelo telefone 156 da Prefeitura. Para tomar a vacina, basta levar a carteira de vacinação. A falta do documento, no entanto, não impede a pessoa de tomar a sua dose.

Estratégia. De acordo com a Vigilância em Saúde de Campinas, a vacinação de pessoas com 60 anos ou mais é a principal estratégia para reduzir a ocorrência de doenças respiratórias, suas complicações e os óbitos nas pessoas acima de 60 anos de idade.

De acordo com a Vigilância, o Brasil é um dos poucos países que oferecem gratuitamente a vacina para pessoas com 60 anos ou mais. As campanhas de vacinação de idosos começaram em 1999 no Brasil e em 1998 em Campinas. Desde então, milhares de pessoas são vacinadas todos os anos em Campinas.

Ainda segundo a área técnica de imunizações da Vigilância em Saúde de Campinas, a campanha de vacinação do idoso segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de priorizar os idosos na vacinação. Leva-se em consideração que o organismo do idoso é mais vulnerável à gripe. Assim, eles podem sofrer complicações, como a pneumonia ou a desestabilização de um quadro de doença cardíaca ou renal.

“A vacina é segura, eficaz e previne as complicações e óbitos em decorrência da gripe. Sem dúvida, todas as pessoas nesta faixa etária devem tomar a sua dose”, diz a enfermeira sanitarista Maria Alice Satto, da Vigilância em Saúde de Campinas.