Conselheiros são diplomados em Curso de Educação Permanente

20/05/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Nesta terça-feira, 18 de maio, no Auditório do Complexo Hospitalar Ouro Verde (CHOV), aconteceu a diplomação dos dezessete conselheiros locais que concluíram o curso de Educação Permanente (EP) de Conselheiros, promovido pelo Distrito de Saúde Sudoeste, iniciado em agosto de 2009 e concluído em maio de 2010. A diplomação contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), o médico Pedro Humberto Scavariello.

Foram diplomados os conselheiros Gessilda Silva Modesto, Genival Gomes Bezerra, Maria do Carmo Marques de Lira, Maurina Jesus Santos, Neli de Oliveira Rossi, Daniel José dos Santos, Anita Bezerra Santana, Maria Andrade Gil, José de Lima, José Domingos da Silva Santos, Maria Madalena Miranda Camargo, Oscarlina América Arruda, Wilson Mariano Mussinhatti, Luciano Marques Lira, Fernando Medeiros, Edimilson Ferreira Lima e Salete Castelli Girardi.

O curso foi ministrado pelos apoiadores Irai Aparecida Betti e Lídia Araujo, ambas apoiadoras do Distrito Sudoeste, e Heloisa Pires, do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (Cets). Também participaram como monitores o diretor do Fundo Municipal de Saúde (FMS), Fábio Forte e o sanitarista Gilson de Carvalho.

O presidente do CMS, Pedro Humberto Scavariello, destacou a importância dessa capacitação para o desenvolvimento das políticas de construção do SUS. Segundo ele, “um conselheiro bem informado, ciente dos papéis de cada segmento, pode acrescentar muito para a participação social. O Conselho parabeniza o Distrito Sudoeste e todos os que concluíram essa Educação Permanente”, declarou Pedro Humberto.

“Esse curso é muito importante para auxiliar na construção do controle social e faz parte do projeto de planejamento do Distrito Sudoeste. A meta é que cada um, dentro das suas experiências, fortaleça seu segmento e contribua para a construção de novas políticas do SUS”, explicou a monitora Iraí Aparecida Betti.

Luciano Marques Lira, usuário do Caps Novo Tempo e conselheiro há onze anos fez o curso com sua mãe, Maria do Carmo Marques de Lira. Ambos foram diplomados na noite desta terça-feira. “Esse curso de Educação Permanente de Conselheiros é muito importante para que cada segmento desenvolva suas atribuições da melhor maneira possível. No meu caso, por exemplo, aprendi muita coisa para continuar o trabalho de controle social, inclusive na construção da nova sede do Caps Novo tempo, prevista para 2013 ou 2014”, afirmou Luciano Lira.

Durante os nove meses do curso foram abordados temas como acolhimento, cidadania, conceito de Saúde e doença, papel do conselheiro, território e políticas públicas, princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), conceitos de "receitas" e "despesas" no SUS, papel do conselheiro e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) no planejamento em saúde, processos de planejamento em saúde e os mecanismos de acompanhamento, avaliação e fiscalização.

Essa poesia, de Fernando Medeiros, conselheiro do Caps David Capistrano, foi declamada pelo próprio Fernando durante a formatura dos conselheiros na noite desta terça-feira.

Reputação

Desperta ó moral dos condenados.

Desperta o aval dos sofredores.

Grita o silêncio nos apelos e nos ardores.

Não se vende um pardal por um (...)

Assim dizia o mestre até que a chuva passe.

É a ação da classe que trabalha.

E ação dos que pedem uma migalha.

É o valor que temos.

É o amor na consciência e no coração.

Renasce o estandarte brasileiro que veste os céus.