Campinas participa da Plenária de Saúde Mental neste sábado

21/05/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Neste sábado, 22 de maio, no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cemforpe), em São Bernardo de Campo, uma delegação composta por trinta representantes da área de Saúde Mental de Campinas participará da Plenária Estadual de Saúde Mental. Para esse encontro, os delegados campineiros levarão as propostas selecionadas na 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental realizada em abril, no auditório da PUCC, em Campinas.

O médico psiquiatra Deivisson Viana, apoiador de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Campinas, explica que essa plenária, em São Bernardo, vai selecionar as propostas que serão levadas para a 4ª Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial (IV CNSM-I), que acontece em Brasília, de 28 de junho a 2 de julho deste ano. O tema deste congresso é “Saúde Mental – direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”.

Segundo o apoiador “essa Plenária Estadual foi inteiramente organizada pelo coletivo da militância de Saúde Mental, uma vez que o Governo do Estado de São Paulo posicionou-se contra a realização da Conferência Estadual”. Deivisson lembra que esse evento, no ABC, que servira para discutir as propostas de todo o Estado de São Paulo, além de indicar os delegados para a Conferência Nacional, “só acontecerá porque tivemos o apoio do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo, do Conselho Regional de Psicologia e dos Conselhos Municipais de Saúde, como o de Campinas. É um esforço da militância individual que se fez necessário diante da omissão do Governo do Estado”.

Os eventos preparatórios para a 4ª Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial, em todos os município paulistas, devem ser realizados até a próxima quarta-feira, 26 de maio. O evento será realizado em Brasília de 28 de junho a 2 de julho.

A expectativa do Ministério da Saúde é que o congresso reúna mais de 1.600 participantes dos 26 estados e do Distrito Federal. Entre eles, estarão presentes autoridades, profissionais de saúde e representantes de movimentos sociais.

Eixos.

A conferência nacional será centrada em três eixos. No primeiro, será discutida a saúde mental e as políticas de estado. No segundo, a consolidação das redes sociais e o fortalecimento dos movimentos sociais. Outro eixo será os direitos humanos e a cidadania como desafio ético e intersetorial. Dentro destes eixos, serão tratados vários temas atuais como o problema do crack e a reforma psiquiátrica.

A novidade do evento é a abordagem intersetorial nas questões de saúde mental. Além do Ministério da Saúde, outros órgãos do governo também vão participar, como o Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome e o Ministério da Cultura, entre outros. O objetivo é mobilizar todos os atores sociais envolvidos nas questões sobre saúde mental.

Números.

Cerca de 9% da população campineira precisa de cuidados gerais com saúde mental. Esse número corresponde a transtornos leves, como o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Já 3% da população necessita de cuidados contínuos com a saúde mental. São os que sofrem de transtornos como psicoses, neuroses graves e deficiência mental com grave dificuldade de adaptação. Transtornos graves associados ao consumo de álcool e outras drogas (exceto tabaco) atingem pelo menos 10% da população acima de 12 anos, sendo o impacto do álcool dez vezes maior que o do conjunto das drogas ilícitas.