Campanha de vacinação para maiores de 60 anos atingiu 78,3 mil em Campinas

27/05/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 78.310 pessoas com 60 anos ou mais contra a gripe comum ou influenza sazonal desde o dia 8 de maio, quando foi iniciada a Campanha do Idoso no município. Prevista para encerrar na última sexta-feira, dia 21, a vacinação foi estendida até dia 2 junho porque a meta de 80% ainda não foi atingida.

Embora nas regiões norte (88,49%), sul (86%), noroeste (82,32%) e sudoeste (80,58%) esta cobertura já tenha sido alcançada, na cidade como um todo a população atingida até o momento representa 61,22% do segmento alvo que é constituído por 127.909 cidadãos.

Segundo a Vigilância em Saúde (Visa), além de atingir a meta, é importante que a cobertura seja homogênea. Ainda de acordo com a Vigilância, os dados atuais apontam que os vírus da influenza - tanto sazonal como H1N1 - já começaram a circular de forma mais intensa na região e a tendência é de crescimento. A Visa reforça que, embora a maioria dos casos de síndrome gripal evolua bem, a partir de agora, por conta da sazonalidade, a expectativa é de aumento de ocorrências mais graves.

Portanto, quem ainda não tomou a sua dose, deve procurar um centro de saúde o mais rapidamente possível. São 61 centros de saúde em toda cidade. Para checar o horário de funcionamento, basta ligar no telefone 156, da Prefeitura. As pessoas que possuem devem levar a carteira de vacinas. A falta do documento, no entanto, não impede de tomar a dose.

“Nossa orientação é para que todos os maiores de 60 anos tomem a dose. A vacina, segura e eficaz, é um dos meios de prevenir a gripe comum e suas complicações na população idosa, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, mortes e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias”, diz o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva.

O secretário destaca ainda o grande esforço dos profissionais de saúde na campanha. “Os vacinadores dos 61 centros de saúde municipais têm trabalhado muito e no limite de sua capacidade. Quero pedir paciência e esforço para chegarmos à meta de imunização”, afirma.

Esta campanha para a população de 60 anos e mais é promovida desde 1998, em Campinas e, desde 1999, no Brasil entre os meses de abril e maio. Por ser a estação que antecede o inverno, época em que ocorre a maior incidência da doença e, desta forma, o maior número de internações pela gripe. O organismo humano apresenta os maiores níveis de anticorpos contra a doença nos dois meses após a vacinação, o que coincide com o inverno, período de maior circulação do vírus da gripe. Assim, a vacinação no outono assegura maior proteção na época de maior risco de contrair a doença.

Junto com a vacinação do idoso, Campinas também promove a campanha contra a nova gripe (H1N1) que, da mesma forma, se encerra dia 2 de junho. O balanço desta campanha sai nesta quinta-feira, dia 27 de maio.