Farmácia Popular do Centro completa 3 anos com 150 mil clientes atendidos

28/05/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Com a apresentação do Coral Santa Cecília e do harpista Haddock Odin Hennes, trabalhadores, gestores e usuários da saúde comemoram na manhã desta sexta-feira, dia 28, o aniversário de três anos da primeira unidade da Farmácia Popular do Brasil em Campinas, instalada na Rua Ferreira Penteado, 854, centro da cidade. A comemoração prossegue às 14h com um ato solene que terá a presença do secretário Municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, da farmacêutica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ana Carolina Pacheco Abrileri e demais pessoas ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade do Centro da Farmácia Popular completa três anos com um saldo de 149.563 clientes atendidos e quase 500 mil itens movimentados. A cidade ainda conta com uma segunda unidade da Farmácia Popular, que funciona na Rua Clóvis Bevilacqua, 535, no Guanabara. De acordo com balanço divulgado pelas duas unidades, 70% dos atendimentos são relativos a receitas oriundas de atendimentos particulares e de convênios, sem deixar de atender, também, pacientes de serviços públicos.

Mirtes Maria de Lima Freire, gerente da Farmácia que comemora três anos, informa que a unidade conta com 97 itens de medicamentos correspondentes a duas mil unidades ou apresentações comerciais, e preservativo masculino. Todos os medicamentos, segundo ela, são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exclusivamente para o programa e podem ser adquiridos a preços muito abaixo dos praticados no mercado. O valor de alguns itens chega a ser 90% inferior ao de farmácias comuns.

“É importante ressaltar que, além de promover a venda de medicamentos mais baratos, a Farmácia Popular do Brasil, que dispõe de profissionais especializados, presta assistência personalizada à população. O paciente é orientado, tanto na utilização do medicamento que ele está adquirindo como dos demais que já utiliza”, acrescenta a gerente.

Em sua avaliação, o serviço prestado nesses três anos é positivo, “já que os números apontam crescimento no quantitativo de pacientes. Dessa forma, estamos cumprindo a meta do programa que é ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais e, principalmente, no que se refere à atenção farmacêutica, evitando assim a automedicação e criando um vínculo maior da Farmácia Popular do Brasil com a população”.

A farmacêutica Cinara Bressan Bernardi, co-responsável pela unidade do centro da cidade, coloca que o trabalho desenvolvido na Farmácia Popular, “além de contribuir para o sucesso do tratamento, trabalha com medidas que previnem complicações que ocorrem por automedicação ou interpretação equivocada da posologia do medicamento. Além disso – adverte a farmacêutica – os remédios só são adquiridos mediante a apresentação da receita médica”.

Funcionamento.

As duas Farmácias Populares de Campinas funcionam de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 8h às 18h. Aos sábados funcionam das 8h ao meio-dia. Toda população tem direito de comprar na Farmácia Popular e não há necessidade de nenhum tipo de cadastro. A única condição para aquisição dos medicamentos é a apresentação da receita médica ou odontológica em uma via. A unidade I da Farmácia Popular atende pelo telefone 3232-5577 / 3232-2830 e a unidade II no número 3212-1243.

Estão disponíveis medicamentos para diabetes, hipertensão, antidepressivos, anticoncepcionais, antibióticos, antiparasitários, etc.

Maria Elisa Bertonha, coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, acrescenta que “os remédios disponibilizados em ambas as farmácias são aqueles da atenção básica, que atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população”. Maria Elisa diz, ainda, que “uma das propostas da Farmácia Popular é dar apoio aos usuários das farmácias particulares que, por motivos financeiros, não têm como custear e interrompem o tratamento”.

Aprovação.

Levantamento do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que o programa de Farmácias Populares tem aprovação de 91% dos usuários. O atendimento prestado nas unidades foi considerado um ponto forte do programa por 97% da população entrevistada.

Informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos nas farmácias populares, as patologias atendidas, os endereços das unidades e as orientações sobre cadastramento de farmácias e drogarias privadas na fase de expansão podem ser obtidas por meio do Disque Saúde (0800-611997) ou do site www.saude.gov.br.

Programa.

O Programa Farmácia Popular do Brasil, lançado em julho de 2004 pelo Governo Federal e no contexto das ações de Assistência Farmacêutica, é considerado como uma política pública de ampliação do acesso da população a medicamentos essenciais.

O Programa atua sobre dois eixos de ação: as unidades próprias, que são desenvolvidas em parceria com estados e municípios e o sistema de co-pagamento, lançado em março de 2006, desenvolvido em parceria com farmácias e drogarias privadas.

As unidades próprias são operacionalizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que coordena a estruturação das unidades e executa a compra dos medicamentos, o abastecimento das mesmas e a capacitação dos profissionais.

O Sistema de co-pagamento atualmente trabalha com medicamentos de hipertensão, diabetes e anticoncepcionais totalizando 12 princípios ativos diferentes. O governo custeia uma parte do valor dos medicamentos e o cidadão paga o restante.

Para ter acesso a esse atendimento basta que a pessoa procure uma drogaria com a marca “Aqui tem farmácia popular”.

O programa destina-se ao atendimento igualitário de usuários ou não do serviço público de saúde, mas principalmente daqueles que utilizam os serviços privados de saúde e que têm dificuldades em adquirir medicamentos.

O Programa Farmácia Popular do Brasil foi implementado sem prejuízo das ações de suprimento já previstas e garantidas pelo SUS. Trata-se de uma nova Política de Assistência dentro do SUS. Não tira do cidadão o direito de obter os seus tratamentos na rede básica de saúde ou nos ambulatórios de especialidades da rede pública. Não fere os princípios de universalidade e equidade do SUS, cujo fortalecimento é tarefa de todos os Governos.

No Brasil já são 531 Farmácias Populares próprias, em 405 municípios, com uma média mensal de 950.000 atendimentos.

Volta ao índice de notícias