CRI lança documentário para marcar dois anos de atuação

31/05/2010

Autor: Denize Assis

O Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRI) Professor Doutor Sílvio dos Santos Carvalhal, da Secretaria de Saúde de Campinas, lança na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, o documentário CRI, que conta a história da unidade por meio do olhar de seus pacientes. O evento, direcionado aos usuários e à equipe do centro, integra as comemorações pelos dois anos da unidade.

O lançamento será a partir das 9h com recepção aos pacientes, exibição do filme e apresentação de dança sênior dos idosos atendidos no local. Também será cortado um bolo. À tarde, a programação se repete para contemplar aqueles que não podem ir de manhã. O documentário é da Tomas May Produtora. A produção, roteiro e organização são de Fátima Solange de Freitas e Tomas May.

Centro pioneiro. Inaugurado no dia 10 de abril de 2008, o Centro de Referência à Saúde do Idoso é um serviço pioneiro de atenção a saúde da pessoa idosa em Campinas e no Brasil. Na unidade, o idoso recebe atendimento de forma global com abordagem multidimensional por meio de equipe multidisciplinar composta por médicos geriatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogo, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e nutricionista. Para cada paciente atendido no CRI é promovido um projeto terapêutico individualizado, sendo que ao final do tratamento o idoso é referenciado à sua unidade básica de saúde.

Segundo o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, o CRI foi planejado a partir de duas principais frentes: para atender o idoso na sua integralidade, oferecendo reabilitação, dando condições humanas, atenção à família, valorizando o cuidador com orientações educativas e preventivas; e para atender o doente terminal, de forma humana e digna.

“O serviço atua de forma integrada com o Serviço de Atendimento e Internação Domiciliar (Said), com os centros de saúde e hospitais, promovendo uma rede harmônica”, disse José Francisco Saraiva. O secretário ressaltou que a unidade é referência para o Ministério da Saúde por ser o primeiro neste modelo no País.

Sua missão é promover o atendimento especializado e multiprofissional à população idosa do município com maior risco de fragilidade, prevenindo as complicações inerentes ao ciclo de fragilidade, como o maior número de internações, quedas, imobilidade, institucionalizações e o aumento da mortalidade.

A unidade dispõe atividades de reabilitação fisioterápica, nutricional e de ressocialização, com o objetivo de resgatar a autonomia e o máximo de independência e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida do idoso.

O CRI conta, atualmente, com 28 funcionários. Além das atividades individuais existem grupos terapêuticos como ateliê, grupo de medicação, grupo específico para o homem idoso, dança sênior e reuniões familiares. Quando necessário, os profissionais fazem visita domiciliar para, dentro da realidade cotidiana do paciente, melhorar a acessibilidade, diminuir o risco de quedas, garantir segurança doméstica e mais independência.

O atendimento de internação acontece na enfermaria da Irmandade de Misericórdia de Campinas, com 20 leitos preferenciais para idosos. Uma vez de alta e preenchendo os critérios de inclusão, o idoso continuará seu tratamento no CRI.

Ainda dentro do processo de cuidado, uma vez reabilitado e restituída sua funcionalidade, o idoso é encaminhado para o projeto Viva Mais para manter atividades de vida saudável e socialização. Nos dois anos de atuação, o CRI atendeu 821 pacientes.

A coordenadora do CRI é a enfermeira Carolina Belo Rodrigues e a diretora clínica a médica geriatra Manuela Nassim Jorge Santos. Os telefones da unidade são 3231-8108 e 3231-0632. O e-mail é saúde.crsidoso@campinas.sp.gov.br

Volta ao índice de notícias