Palestra marca Semana Municipal de Aleitamento Materno

03/05/2011

Autor: Denize Assis

Para marcar a Semana Municipal de Aleitamento Materno, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas promove na quinta-feira, dia 5 de maio, das 9h às 12h, palestra no anfiteatro 1 da Maternidade de Campinas (avenida O. Maia, 165) sobre manejo clínico do aleitamento materno. A palestra será proferida pela médica pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas. A Semana foi instituída pela lei municipal 535/02, de 2002. A organização do evento é do Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno.

O evento é aberto a técnicos de enfermagem, enfermeiros, pediatras, ginecologistas e Agentes Comunitários de Saúde e a outros que atuam em atividades relacionadas ao tema. As inscrições podem ser feitas no setor de educação permanente da Maternidade de Campinas pelo telefone 3306-6214 ou pelo endereço edupermanente@maternidadedecampinas.com.br até esta quarta-feira, dia 4 de maio.

Ainda, para marcar a ocasião, durante esta semana foram fixadas faixas nos Centros de Saúde e distribuídas camisetas para equipes.

O objetivo principal da semana é apoiar, estimular e propagar para toda comunidade os benefícios do aleitamento materno. A Secretaria de Saúde de Campinas desenvolve, além da semana, outras atividades visando à mobilização social acerca do aleitamento materno. O município comemora anualmente a Semana Mundial da Amamentação, entre 01 e 07 de agosto, e o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, em 01 de outubro. As comemorações configuram-se como um importante marketing social capaz de aumentar os índices de aleitamento materno, além de sensibilizar novas doadoras de leite humano.

Ações contínuas. Além do enfoque para as Semanas Municipal e Mundial de Amamentação, a Secretaria de Saúde de Campinas atua o ano inteiro, por meio do Centro de Lactação, do Comitê Municipal de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno e dos Centros de Saúde, para incentivar o uso do leite materno como alimento exclusivo da criança nos seis primeiros meses de vida e complementado com alimentos adequados até os dois anos de idade ou mais.

A Secretaria de Saúde ainda aproveita todas as ocasiões para divulgar o Banco de Leite – Centro de Lactação de Campinas e Região e informar que a unidade necessita de doadoras. Para doar o leite ou receber orientações e apoio na fase da amamentação basta que a mulher entre em contato com o Banco de Leite. A unidade fica no 5o andar da Maternidade de Campinas, na avenida Orosimbo Maia, 165. O telefone é 19 3306-6039. O atendimento é gratuito. No local também podem ser feitas doações de vidros com tampa de plástico – como os de café solúvel ou maionese -, que são utilizados para armazenar o alimento.

Referência.

O Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas é o serviço de referência para Campinas e região responsável pelo apoio e estímulo ao aleitamento materno. Também realiza coleta, processamento, armazenamento e distribuição de leite humano. A unidade foi implantada em 1993, numa parceria da Prefeitura com a Maternidade de Campinas.