Saúde promove curso de traumatismo dentário

09/05/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da área de Saúde Bucal, promove nesta terça-feira, dia 10 de maio, curso de trauma dental para os dentistas da rede pública municipal de Saúde. O evento, que também é aberto a profissionais de outras cidades da Direção Regional de Saúde (DRS-7), ocorre na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC), das 9h às 12h e não necessita de inscrição prévia. A ACDC fica na rua Francisco Bueno de Lacerda, 300, Parque Itália.

A capacitação será ministrada pela dentista Adriana de Jesus Soares, professora de endodontia da Faculdade de Odontologia da Unicamp e pelo dentista Gabriel Rocha Campos, professor de endodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic. Os dois profissionais vão abordar o conjunto de técnicas e cuidados necessários no atendimento ao traumatismo dentário.

Segundo o cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador municipal de Saúde Bucal, um dos aspectos que mais se destaca no tratamento de dentes traumatizados é o atendimento de emergência. “Quando executado no tempo apropriado e de forma correta o atendimento de emergência pode levar a uma diminuição dos danos sofridos e limitar o surgimento de sequelas”, diz.

Segundo ele, a questão central que vai nortear o curso é o tratamento ao trauma no aspecto endodôntico, ou tratamento de canal. “A técnica endodôntica adequada no trauma é fundamental para a prevenção das reabsorções”, afirma.

Lesões traumáticas aos dentes são comuns nas crianças em idade escolar. Na criança, o número de avulsões que ocorrem devido a traumatismos é mais freqüente que nos adultos. Nos jovens, as causas principais são acidentes automobilísticos, jogos e esportes em geral, além de agressões. Nos adultos os traumatismos ocorrem mais comumente devido ao envolvimento em acidentes de trânsito ou por violência interpessoal.

Os traumas dentais ocorrem numa freqüência de duas a três vezes maior no sexo masculino. Pesquisas apontam um percentual de 71% para o gênero masculino e 29% para o feminino.