Equipes da área de urgência são capacitadas para o tratamento inicial do paciente crítico

09/05/2011

Autor: Denize Assis

Nesta terça-feira, 10 de maio, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde, promove treinamento em tratamento inicial do paciente crítico para coordenadores das unidades de Pronto Atendimento (PA) e profissionais do apoio da área de urgência dos Distritos de Saúde do município. O evento ocorre das 8h às 17h no Complexo Hospitalar Ouro Verde e inclui uma parte teórica, no anfiteatro, e outra em salas com várias estações práticas.

O objetivo é qualificar a assistência nas salas de urgência. Para isto, primeiro serão capacitados os gestores para que eles atuem como facilitadores junto às suas equipes. Nesta primeira edição participam cerca de vinte profissionais. A atividade será contínua, até a qualificação de todas as equipes da área de urgência do município, o que inclui médicos, enfermeiros, gerentes, co-gerentes e profissionais do apoio técnico da área.

Campinas conta, atualmente, com cinco unidades de Pronto Atendimento e com os Pronto-Socorros Adulto e Infantil do Hospital Municipal Mário Gatti. Segundo a enfermeira Marilene Wagner, da área de urgência da Secretaria de Saúde de Campinas, em cada um destes serviços são atendidos diariamente, em média, entre 350 e 400 pacientes adultos e, pelo menos, 10% deles são casos de maior complexidade.

Durante a capacitação será abordado o atendimento aos pacientes em parada cardíaca conforme novo protocolo de reanimação, lançado em outubro de 2010. De acordo com Marilene, esta abordagem é essencial frente à situação epidemiológica das doenças cardiovasculares: “Os pacientes com cardiopatia atualmente vivem mais e, em conseqüência, desenvolvem quadros mais graves. Desta forma, os serviços de urgência passaram a receber cada vez mais pacientes de maior gravidade. Portanto, as equipes precisam ser atualizadas sobre novas técnicas eficientes que contribuem para reduzir a mortalidade”. Também será abordada a assistência às vítimas de trauma.

Além de Marilene Wagner, as aulas da capacitação serão ministradas pelos médicos Altair Massaro, Sérgio Dias e José Benedito Bortoto e pelos enfermeiros Vera Lúcia Nascimento Silva e José Roberto Silva.

O Complexo Hospitalar Ouro Verde fica na avenida Ruy Rodrigues, 3.434.

Volta ao índice de notícias