Saúde Mental comemora nesta semana o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

17/05/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

O Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde comemora nesta quarta-feira, 18 de maio, o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Durante toda a semana serão desenvolvidas atividades no Museu da Imagem do Som de Campinas, no Palácio dos Azulejos, na Rua Regente Feijó, 859, centro da cidade.

Carla Machado, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, coloca que “o grande desafio é conscientizar a população para que as pessoas com sofrimento mental sejam cada vez mais acolhidas para sua reinserção na sociedade. Afinal é sempre possível convivermos com as diferenças, afinal existe um pouco do estranho em cada um de nós”.

Carla ressalta que a loucura é um tema ainda pouco levantado pela sociedade. “Por isso precisamos buscar soluções e trabalhar mais com a prevenção, cuidando da saúde mental e assumir definitivamente a bandeira da descentralização, pleiteando a criação de um sistema único da saúde universal, igualitário, participativo, descentralizado e integral para todos”.

Programação

As atividades da Semana no MIS tem início nesta terça-feira, 17 de maio, as 14h, com a exibição do filme “Procura-se Janaína”. Em seguida haverá debate com a participação dos médicos sanitaristas Emerson Merhy e Holger Ritcher e com o usuário de saúde mental, Luciano Lira. O encontro será mediado por Cássia Ramos.

Na quarta-feira, dia 18, também no MIS, às 9h, será exibido o filme “Muito Além da Razão”. Após acontece o debate com a presença da coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Machado, da apoiadora da Mental, Maria de Lourdes Feriotti e da usuária Silvana Borges. A mediação será de Heloísa Amaral.

Quinta-feira, dia 19, às 14h, no MIS, será exibido o filme “Si Puo Fare”. O debate a seguir terá a participação da assistente social Cleusa Cayres, do diretor do Serviço de Saúde Cândido Ferreira, André Fonseca e de Silvio Burza, com mediação de Telma Palmieri.

Ainda na quinta, às 19h30, na Universidade São Francisco de Campinas, na Rua Waldemar César da Silveira, 105, no Bairro Swift, acontece uma Mesa de Debates com o tema “Dependência Química”. Atuarão como debatedores, Carla Priscila Linarelli, psicóloga do CS União de Bairros, representante do CRP SP, Jose Ari Carletti de Oliveira, psiquiatra e professor Universidade São Francisco e Clayton Ezequiel Santos, psicólogo e coordenador CAPS ad Independência.

Dentro da programação, no dia 26 de maio, às 19h, na sede do Conselho Regional de Psicologia (CRP SP), subsede de Campinas, na Rua Frei Manuel da Ressurreição, 1.251, no Guanabara, ocorre a Roda de Conversa e Lançamento da Cartilha: Bem-Querer é o Melhor Remédio, com a participação de Clarice Scopin Ribeiro, assistente social e militante da Luta Antimanicomial.

No dia 27 de maio, na Lagoa do Taquaral, na Avenida Heitor Penteado, das 9h às 17h, acontece o Torneio Esportivo Intercaps. Maiores informações sobre a competição podem ser obtidas pelo telefone (19) 3758-8600.

História

No dia 18 de maio de 1987, na cidade paulista de Bauru, foi realizado o Congresso Nacional dos Trabalhadores de Saúde Mental. Nessa ocasião, foi elaborado o documento final do evento que propunha a reformulação do modelo assistencial em saúde mental e a conseqüente reorganização dos serviços, privilegiando o atendimento extra-hospitalar e as equipes multiprofissionais. Com a proclamação da Constituição, em 1988, e com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), foram estabelecidas as condições institucionais para a implantação de novas políticas de saúde, entre as quais a de saúde mental.

Apoio

As atividades do Dia Nacional de Luta Antimanicomial contam com o apoio do Conselho Regional de Psicologia, Comissão do Movimento da Luta Antimanicomial, Fórum Centro de Convivência de Campinas, Ponto de Cultura Maluco Beleza, Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e Universidade São Francisco.