Farmácia Popular do Centro faz quatro anos com 210 mil clientes atendidos

27/05/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

A primeira Farmácia Popular do Brasil (FPB) em Campinas, instalada na Rua Ferreira Penteado, 854, centro da cidade, completa quatro anos neste sábado, 28 de maio, com um total de 210 mil clientes atendidos e 700 mil itens movimentados. A cidade ainda conta com uma segunda unidade da Farmácia Popular, que funciona na Rua Clóvis Bevilacqua, 535, no Guanabara.

De acordo com o balanço da unidade, o valor de alguns itens chega a ser 90% inferior ao de farmácias comuns e 70% dos atendimentos são provenientes de atendimentos particulares e de convênios, sem deixar de atender também pacientes de serviços públicos. Mirtes Maria de Lima Freire, gerente da Unidade 1, explica que o Programa da FPB deve ser considerado como uma Política Pública e seu objetivo principal é a ampliação do acesso da população a medicamentos essenciais.

“O Programa visa ampliar o acesso aos medicamentos mais comuns utilizados pela população. Destina-se ao atendimento igualitário de pessoas usuárias ou não do serviço público de saúde, mas principalmente daquelas que utilizam os serviços privados de saúde e que tem dificuldade em adquirir medicamentos de que necessitam em estabelecimentos farmacêuticos comerciais”, esclarece Mirtes.

A gerente faz questão de destacar que o Programa FPB foi implementado sem prejuízo das ações de suprimento já previstas e garantidas pelo SUS. “É um serviço importante que não tira do cidadão o direito de obter, gratuitamente, os seus medicamentos na Rede Básica de Saúde ou nos ambulatórios de especialidades da rede pública. A metodologia de trabalho da Farmácia Popular – reforça a gerente - não fere os princípios de universalidade e equidade do SUS, cujo fortalecimento é tarefa de todos os Governos.

Reforço

Em fevereiro deste ano, de acordo com a Portaria nº184 de 03/02/11, do Programa Saúde não tem Preço, do Ministério da Saúde, a FPB passou a distribuir gratuitamente os medicamentos para hipertensão e diabetes, intensificando o número de clientes atendidos. Segundo Mirtes, na sua unidade houve um aumento de atendimento em torno de 50%. Ela conta que em quinze dias quase 2 mil clientes foram beneficiados somente pela distribuição gratuita dos medicamentos para diabetes e hipertensão.

A portaria 184 estabelece que para retirar os medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial e diabetes mellitus o paciente deve apresentar a receita original e seus documentos originais onde conste o número do CPF e foto. De acordo com as orientações da FPB, se o paciente não puder comparecer na unidade, é necessário a apresentação de procuração. Se necessário, a unidade disponibiliza modelo para o paciente.

A unidade, que já contava com 97 itens de medicamentos correspondentes a duas mil unidades ou apresentações comerciais, além de preservativos masculinos, agora disponibiliza cinco novos itens introduzidos no programa em março de 2011, Alendronato de sódio 70mg; Losartana potássica 50mg (Gratuito); Loratadina 10mg; Clonazepan 2 mg e Fluoxetina 20mg.

Unidade do Guanabara

A segunda unidade da Farmácia Popular do Brasil em Campinas foi inaugurada dia 23 de outubro de 2009 e está localizada na Rua Clóvis Bevilacqua, 535, no bairro Guanabara, próxima ao Seminário Mackenzie da Avenida Brasil. Desde a sua inauguração, até maio de 2011, foram realizados cerca de 13 mil atendimentos entre vendas e informações.

Excelência

A Farmácia Popular do Brasil dispõe de profissionais especializados que prestam assistência personalizada à população. Todos os medicamentos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exclusivamente para o programa e podem ser adquiridos a preços muito abaixo dos praticados no mercado.

As duas unidades da Farmácia Popular do Brasil funcionam de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 8h às 18h. Aos sábados funcionam das 8h às 12h. A unidade I da Farmácia Popular atende pelo telefone 3232-5577 / 3232-2830 e a unidade II no número 3212-1243.

Aprovação

Levantamento do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que o programa de Farmácias Populares tem aprovação de 91% dos usuários. O atendimento prestado nas unidades foi considerado um ponto forte do programa por 97% da população entrevistada.

Informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos nas farmácias populares, as patologias atendidas, os endereços das unidades em todo o Brasil e as orientações sobre cadastramento de farmácias e drogarias privadas na fase de expansão podem ser obtidas por meio do Disque Saúde (0800-611997) ou dos sites www.saude.gov.br ou www.campinas.sp.gov.br/saude

Volta ao índice de notícias