Saúde realiza ações no centro nesta segunda-feira para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco

27/05/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Nesta segunda-feira, 30 de maio, das 14h às 17h, na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, o Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas promove uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. O evento é dirigido a usuários de tabaco, passivos e ativos, incluindo as pessoas atendidas pelo Programa de Tabagismo que funciona nas unidades de saúde, os que já tiveram alta e à população em geral.

O médico Mário Becker, coordenador do Programa de Tabagismo, explica que durante a realização do evento serão distribuídos folhetos com informações sobre os males do cigarro. Também serão realizados exames gratuitos de monoximetria e de espirometria. O primeiro mede quantidade de monóxido de carbono inalado pela pessoa e a espirometria mostra a capacidade ventilatória dos pulmões.

No local também haverá entrega de certificados aos pacientes do Programa de Tabagismo que estão em abstinência há mais de seis meses. O evento vai contar com a participação de professores e alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp e da PUCC. “Nosso objetivo é advertir e conscientizar a população dos malefícios do tabaco, tanto para os fumantes ativos como para os passivos”, assegura.

O Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, que atende pessoas interessadas em abandonar o hábito de fumar, já foi implantado em 25 unidades de saúde do município. Essas unidades contam com uma equipe especializada para dar todo o suporte para aqueles que estão interessados em abandonar o vício do tabaco. As equipes contam com o apoio de, pelo menos, um médico, um enfermeiro, uma agente de saúde, uma técnica de enfermagem e um psicólogo.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987, pelos estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), com a finalidade de mobilizar e chamar atenção para a epidemia do tabagismo e para as doenças e mortes evitáveis a ela relacionadas. Dados do Ministério da Saúde indicam que a fumaça do cigarro reúne cerce de 4.700 substâncias tóxicas diferentes, muitas delas cancerígenas. No Brasil, 23 pessoas morrem a cada hora, em decorrência de doenças ligadas ao tabagismo. Mário Becker explica que o tabagismo é uma doença crônica e que os produtos derivados do tabaco, especialmente os cigarros, são feitos para criar e manter dependência química nos consumidores.

O fumo é responsável por cerca de cinco milhões de mortes por ano no mundo e, de acordo com dados do Ministério da Saúde, anualmente os custos totais do SUS atribuídos ao tabagismo só com hospitalizações de alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias ultrapassam os R$ 400 milhões, ou seja, 36% do custo total das hospitalizações com câncer foram relacionadas ao tabaco.