Cerest promove ciclo de debates para comemorar 25 anos de saúde do trabalhador em Campinas

03/05/2012

Autor: Marco Aurélio Capitão

O Centro de Referência à Saúde do Trabalhador de Campinas (Cerest) promove nos próximos dias 15, 16 e 17 de maio, em comemoração aos 25 anos de Saúde do Trabalhador em Campinas, o ciclo de debates “Saúde e Trabalho Contemporâneo: Precarização, Assédio e Contaminação”.

O evento acontecerá no Auditório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), no prédio do Cetate, na Avenida Brasil, 2.340 – Jardim Guanabara, Campinas. As inscrições podem ser feitas no Cerest-Campinas, na Avenida Prefeito. Faria Lima, 680, em Campinas. Maiores informações pelos telefones (19) 3272-8025 e 3272-1292. e-mail: cerest_campinas@yahoo.com.br.

Na terça, dia 15, o evento tem início às 8h, com café da manhã. Em seguida ocorrem as solenidades de abertura e o Painel “A Saúde do Trabalhador na Atenção Primária de Saúde”, com as participações de Soraya Wingester Vasconcelos, da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador- CGSAT/ DSAST/SVS do Ministério da Saúde e de Maria Dionísia Amaral Dias, doutora em Psicologia Social pela PUC- SP e docente da FM de Botucatu – UNESP. A Mesa será coordenada por Vera Lúcia Salerno, mestra em Saúde Pública pela FSP-USP e Médica sanitarista - Cerest-Campinas.

O almoço está marcado para 12h45. Às 14h ocorre a palestra “O trabalho precarizado e o adoecimento do trabalhador”, com Tânia Maria de Almeida Franco, doutora em Ciências Sociais e pesquisadora pela UFBA. A mesa terá a coordenação de Márcia Hespanhol Bernardo, doutora em Psicologia Social pela USP e docente da PUCC.

No dia 16, após o café da manhã está marcado o painel “Exposição a riscos químicos – Desafios para vigilância em saúde”, com Renato Rocha Lieber, doutor em Saúde Pública pela USP e professor doutor da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP e com Marta Regina Coelho de Lima, médica Sanitarista e especialista em Saúde do Trabalhador pela Unicamp - Cerest-Campinas). A mesa será coordenada por Marcos Oliveira Sabino, médico sanitarista - Cerest-Campinas).

Após o almoço, às 14h, será desenvolvido o painel “Controle Social e Saúde do Trabalhador”, com Antonio de Marco Rasteiro, ex-trabalhador da Shell e coordenador da Associação de Trabalhadores Expostos às Substâncias Químicas-ATESQ e com Gerardo Melo, representante do Movimento Popular de Saúde- MOPS e Conselheiro Municipal de Saúde. A coordenação da Mesa estará a cargo de Heleno Rodrigues Corrêa Filho, doutor em Saúde Pública pela USP e livre docente em Epidemiologia na FCM – Unicamp.

Na quinta-feira, dia 17, após o café da manhã, tem início o Fórum de Acidente de Trabalho: "Direito à informação em Saúde do Trabalhador", coordenado por Ildeberto Muniz de Almeida, da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) e por Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

O Fórum terá como palestrante o doutor Guilherme Guimarães Feliciano, docente da Faculdade de Direito da USP, Juiz do Trabalho da 15º região e presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA). Atuará como debatedor, Marcos Oliveira Sabino, mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp e médico sanitarista no Cerest-Campinas.

No período da tarde acontece o painel “Amianto: banido, mas utilizado”, com Fernanda Giannasi, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego- TEM e com Humberto Petry Daiauto, especialista em Ergonomia pela Unimep e fisioterapeuta no Cerest-Botucatu. A Mesa será coordenada por Mírian Pedrollo Silvestre, médica sanitarista e coordenadora da Área de Saúde do Trabalhador e Cerest-Campinas. A Solenidade e coquetel de encerramento estão marcados para 16h

Volta ao índice de notícias