Comissão de Mulheres discute cronograma para a construção do instituo da Mulher

03/05/2012

Autor: Marco Aurélio Capitão

Representantes da Coordenadoria da Comissão de Mulheres do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da Coordenadoria da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas reuniram-se no último dia 20, na Sala do CMS, para discutir a construção do Instituto da Mulher de Campinas.

Na reunião foi discutida a renovação de prazo para a captação de verba já destinada ao empreendimento. Segundo Helena Maria de Godoy, coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, a liberação dos recursos depende da regularização da matrícula do terreno. Também foi discutida a demora no agendamento de mamografia na Rede Municipal de Saúde. A comissão volta a reunir para uma nova reunião em dois meses.

Participaram do encontro Maria de Lourdes Saldini (Deca) (apoio), Sara Costa, coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Maria de Lourdes Saldin (apoio), Leonilda Bravo Cabrera (CMS), Izabel P. de Oliveira (CMS), Maria José, do Conselho Local do Centro de Saúde Orosimbo Maia, Mercedes dos Santos (CMS) e Laís de Campos Vilas Boas, coordenadoria da Mulher.

O Instituto

Em julho de 2010 o Ministério da Saúde liberou recursos na ordem de R$ 5.363.820,00 milhões para a construção do Instituto da Saúde da Mulher de Campinas. No entanto, devido à falta de regularização do terreno a obra não pode ser iniciada até agora. O objetivo do futuro Instituto é ampliar, organizar, qualificar, hierarquizar e humanizar o atendimento da mulher no Município. A unidade será construída numa área de 2 mil metros quadrados ao lado do Hospital Municipal Mário Gatti, na bifurcação entre as avenidas Amoreiras e Faria Lima. O projeto e a planta da unidade já estão concluídos. Não há previsão para o início das obras.

De acordo com o projeto inicial, no Instituto da Mulher vão ser congregados serviços como planejamento familiar, ambulatório de mastologia, ambulatório de patologia cervical (câncer de colo de útero), cirurgia ginecológica, ambulatório de urologia ginecológica, violência contra a mulher, ambulatório de endocrinologia em menopausa, posto de coleta de leite humano, sexologia, fisioterapia voltada à área da mulher e acupuntura. A unidade também vai abrigar um centro cirúrgico tipo Hospital Dia para cirurgias de pequeno porte.