Saúde Bucal faz campanha durante vacinação contra gripe

03/05/2012

Autor: Diego Geraldo

A Secretaria Municipal de Saúde promove, no período de 5 a 25 de maio, por meio de sua Área Técnica de Saúde Bucal, a 11ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal. A ação acontece durante a Campanha de Vacinação Contra a Gripe.

Organizada em âmbito estadual pela Secretaria de Estado da Saúde, a campanha foi planejada de modo a envolver, principalmente, a população com idade acima de 60 anos. Os usuários dessa faixa de idade serão convidados a fazer o exame clínico nos tecidos moles da boca, como língua, lábio e bochecha.

O cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal, explica que os casos diagnosticados com lesões serão encaminhados para tratamento nas próprias unidades de saúde. Na eventualidade de algum exame apresentar suspeita de malignidade, o paciente será encaminhado para as referências especializadas junto aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Ouro Verde e do Florence, além da Clínica de Diagnóstico Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC).

Marukami explica que o diagnóstico preventivo aumenta em 80% as chances de cura da doença e que o exame do profissional do sistema de saúde é rápido e indolor. “O profissional é capacitado e todo o acompanhamento e tratamento, se necessário, serão gratuitos. Aproveitamos a grande procura por vacinas contra a gripe para realizar o procedimento”, afirmou o coordenador.

Haverá material educativo para ser utilizado durante as ações preventivas e distribuído aos participantes.

Em 2011 foram examinados 26.974 usuários, sendo que deste total, 25.397 apresentaram normalidade e o restante, 1.237, que representam 4,58% dos examinados, apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para algum tipo de tratamento.

Capacitação

Dentistas da rede municipal de saúde, com auxiliares, participam nesta quinta-feira, 3 de maio, das 8h ao meio-dia, na sede da ACDC, de um programa de capacitação com foco nos procedimentos médicos indicados para a campanha. Participarão do curso, ainda, cirurgiões dentistas que integram a Divisão Regional de Saúde de Campinas (DRS 7).

Conforme detalha Murakami, essa capacitação dará ênfase às principais lesões que afetam os tecidos moles da cavidade oral, como língua, gengiva e bochecha, além de técnicas de diagnóstico.