Saúde apoia programação da Luta Antimanicomial em Campinas

14/05/2012

Autor: Diego Geraldo

"Trancar não é tratar" é o tema da programação dos eventos da Luta

Antimanicomial de Campinas para 2012. Uma extensa programação gratuita vai ser realizada nos diversos distritos da cidade, promovida por um grupo de profissionais, familiares e usuários de serviços de saúde mental, denominado Coletivo Saúde Mental Campinas, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é ressaltar a importância dos novos modos de cuidar em saúde mental e protestar contra os velhos e os novos manicômios.

No dia 14 de maio, segunda-feira, acontece uma caminhada, a partir das 8h30, com saída do Terminal Central até a Prefeitura. Ao longo da atividade, os participantes vão distribuir material informativo sobre a Reforma Psiquiátrica, além promover de apresentações culturais. Dia 16, quarta-feira, a partir das 14h, acontece uma festa na Praça da Concórdia, promovida pelo distrito de Saúde Noroeste, contando com a participação de diversos serviços de Saúde da região.

Dia 18, sexta-feira, às 8h30, nas quadras da Lagoa do Taquaral, será realizado o Intercaps, torneio de futebol que envolve equipes de diversos serviços de saúde mental de Campinas e região. Ao todo, cerca de 800 atletas participam da competição. À tarde, enquanto as equipes disputam a fase final do torneio, acontece simultaneamente um sarau, com atrações culturais e artísticas. Ao todo, cerca de 1,5 mil pessoas são esperadas para o evento no Taquaral.

Na internet, vários debates e twittcams, com especialistas da área da saúde mental, estão sendo promovidos e exibidos no blog Saúde Brasil, pelo endereço: blogsaudebrasil.com.br .

Luta Antimanicomial

18 de maio é o Dia da Luta Antimanicomial, em referência à data em que foi realizada a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em 1987. Na ocasião, foi elaborado um documento que propunha a reformulação do modelo assistencial em saúde mental e consequente reorganização dos serviços.

No Brasil, a criação dos primeiros manicômios se deu no início do século XIX. Nesse mesmo período os negros haviam sido libertos e muitos deles ficavam pelas ruas à procura de um trabalho. Com a implantação de República Federativa do Brasil, os ditos desocupados e insanos foram recolhidos das ruas, por meio prática considerada por especialistas como higienista, hipócrita e segregadora.

A partir do final dos anos de 1980, as reformas sanitária e psiquiátrica ganharam força e transformações começaram a ser operadas nas práticas dos cuidados em saúde mental. Desde então, leis foram criadas para garantia de direitos dessa população, novas possibilidades de tratamento que tivessem como eixo norteador os Direitos Humanos foram implementadas, foram criados os serviços substitutivos, as residências terapêuticas, oficinas de trabalho, oficinas de arte, comunicação e cultura em muitos lugares.

Muitos hospitais psiquiátricos foram transformados ou fechados. Em Campinas, não se encontram mais instituições com essa característica.

Programação

Dia 14/5

Caminhada da rede

Saída: 8h

Local: Terminal Central

A caminhada seguirá até à Prefeitura de Campinas, com manifestações culturais

Dia 16/5

Evento CAPS ad Não Foge à Luta

Horário: 14h

Local: Praça da Concórdia (Avenida Manoel Machado Pereira, entre o Jardim Maracanã e o Parque Valença)

O evento contará com apresentações culturais e roda de conversa

Dia 18/5

Torneio INTERCAPS

Horário: a partir das 8:30h até o final da tarde

Local: Quadras de esporte da Lagoa do Taquaral

Torneio que reunirá vários times dos CAPS da região

Dia 18/5

Sarau Cultural

Horário: 13h

Local: Lagoa do Taquaral, nas proximidades da Praça das Bandeiras

Evento reunirá diversas apresentações culturais dos artistas dos serviços da rede de saúde de Campinas

Volta ao índice de notícias