Hospital Mário Gatti terá investimentos de R$ 4,5 milhões

16/05/2012

Autor: Juliana Perrenoud

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti irá receber cerca de R$ 4,5 milhões da Prefeitura Municipal de Campinas, que serão investidos na modernização de suas instalações e compra de novos equipamentos até julho de 2013.

O valor, firmado entre o prefeito de Campinas, Pedro Serafim, o secretário municipal de Saúde, Fernando Brandão e o presidente do Hospital, Salvador Affonso Pinheiro, já está sendo disponibilizado. São R$ 350 mil mensais para as obras e aquisições, que trarão melhorias no atendimento aos pacientes, nas condições de trabalho dos servidores e na infraestrutura do local, que não passa por reformas desde 1992.

As obras no setor de hotelaria, responsável por acolher em leitos pacientes de neurologia e neurocirurgia, ortopedia, cirurgia geral, clínica médica e pediatria, devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano.

Serão recuperadas portas, batentes, bate-macas, pinturas das paredes, tetos e esquadrias, reformados banheiros com troca de pisos, louças e metais, além de troca das persianas em alumínio e bandeira fixa.

“As melhorias serão feitas por partes, pois não podemos fechar nenhuma área para não causar desassistência à população”, explica Pinheiro.

“A ideia é iniciá-las pela enfermaria de clínica cirúrgica, segundo andar do prédio, que está com a estrutura mais comprometida”, completa.

Além das melhorias estruturais, estão previstas compras de novos aparelhos para recomposição do parque tecnológico. Serão adquiridos carrinhos de anestesia, respirador volumétrico (para realização de cirurgias), videogastroscópio, videocolonoscópios, monitor multiparamédicos (utilizado em UTIs para monitorar condições clínicas dos pacientes), raio-x portátil, entre outros.

Melhorias

A primeira fase da reforma do Setor Azul, área de atendimento inicial às pessoas que chegam ao Hospital com menor gravidade, estão previstas para serem entregues em junho desse ano. A obra, no valor de R$ 845 mil foi financiada pelo Ministério da Saúde.

Os 775 m2 do setor receberam adequação dos consultórios, recepção, reforma dos banheiros, climatização, pintura e reforma do piso externo, tornando-se ergonômicos para receber cadeirantes.