Plano municipal contra crack conquista interlocutor no Ministério da Saúde

18/05/2012

Autor: Jacqueline Malta

O Plano Municipal Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (PMIECrack) lançado no final de abril pela Administração municipal passa a contar com um canal direto junto ao Ministério da Saúde, em Brasília. Após uma reunião com o secretário de Cidadania, Assistência e Inclusão Social e um dos coordenadores do Plano campineiro, Dimas Alcides Gonçalves, odiretor de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde, Adail de Almeida Rollo, assumiu o compromisso de ser o interlocutor da iniciativa campineira junto ao Ministério.

“Esse canal aberto com um dos principais setores do governo federal encarregados do combate e prevenção à drogas facilitará o envio das nossas demandas, que serão encaminhadas diretamente para os responsáveis e já no formato solicitado pelo Ministério”, comemorou o secretário de Assistência. Ele também destacou o trabalho de orientação que o diretor do Ministério poderá desempenhar junto aos envolvidos com o Plano em Campinas.

“A estrutura do governo federal é muito ampla e complexa e às vezes, por desconhecimento da forma correta de apresentar uma demanda ou elaborar um projeto, o atendimento da solicitação fica comprometida”, afirmou o secretário, dizendo que Rollo colocará sua experiência e conhecimento da burocracia da União à disposição de Campinas. “Ele nos ajudará a adequar o Plano Municipal ao Plano Nacional, lançado pela presidente Dilma Rousseff”, confirmou Gonçalves.

Apesar de ser considerado prioridade nacional, o Plano lançado pela presidente conta com a adesão de poucos estados e municípios. Por isso, Rollo parabenizou a iniciativa de Campinas, dizendo que é importante mobilizar todos os recursos possíveis para lutar contra o avanço dos vários tipos de drogas, incluindo o álcool.

O encontro entre o secretário de Assistência e o diretor do Ministério de Saúde ocorreu no dia 11 de maio, na Prefeitura, com a participação de Carla Aparecida de Almeida Siqueira Machado, coordenadora de Saúde Mental, que classificou a parceria de “ um ganho para Campinas”, e Adilson Rocha Campos, médico sanitarista do Departamento de Saúde.

Adail Rollo

Adail de Almeida Rollo, médico sanitarista com especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi diretor do Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde; diretor de Articulação de Redes de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde; Secretário Municipal de Saúde em Sumaré e diretor-presidente do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.