Começa a Campanha de Vacinação contra a raiva

28/05/2012

Autor: Sérgio Oliveira
Colaborou Diego Souza

A Campanha de Vacinação Antirrábica em Campinas teve início neste sábado, 26 de maio, no Centro de Saúde Santa Bárbara e prossegue neste domingo e no próximo final de semana nas regiões Norte, Noroeste e Sudoeste da cidade. Nos dias 2 e 3 de junho, abrangerá as regiões Leste e Sul.

A Campanha foi aberta pelo Secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão, que destacou a importância de que toda a população da cidade participe da campanha, levando seus cães e gatos de três meses de vida para tomar a dose da vacina.

“A nossa meta é vacinar cerca de 109 mil animais de estimação”, disse Brandão, lembrando que, para isso, foram montados 260 postos fixos e volantes e mobilizados aproximadamente 2.400 servidores municipais.

A Miss Campinas, Stephanie Garotti, levou sua cachorrinha Pitty para tomar a vacina. “Ela tem seis anos e foi adotada em uma clínica veterinária”, contou. “Temos que cuidar da saúde de nossos animais de estimação como cuidamos da nossa própria saúde. Vacinar é um ato simples que pode protegê-los de uma doença tão grave como é a raiva”, defendeu Stephanie, que tem outros dois cães e um gato e os levará também para serem vacinados.

O secretário alertou a população para o fato de que a vacina é segura. “Não há o que temer. A aplicação não traz nenhuma implicação para o animal”, afirmou. De acordo com ele, a raiva em animais domésticos e humanos foi erradicada da cidade há tempos, mas a participação da população na campanha é fundamental para manter a situação assim.

Isso acontece porque o vírus rábico ainda circula em Campinas no chamado "ciclo aéreo", fazendo com que a doença seja encontrada em morcegos não hematófagos. Desde 1999 não há registros de raiva em animais domésticos, e, desde 1981, em humanos.

Os vacinadores são servidores da Prefeitura, já cadastrados para esta função e capacitados - eles têm pré-exposição vacinal, carteira de identificação e registro junto à Vigilância em Saúde (Visa) dos Distritos de Saúde.

Orientações

Os endereços dos locais de vacinação podem também ser obtidos pelos telefones 156 ou no Centro de Controle de Zoonoses (3245-1219 / 3245-2268). Os proprietários devem conduzir o animal ao posto de vacinação de maneira adequada, com coleira e guia.

Animais das raças rottweiler, mastim napolitano e pitbull e raças assemelhadas devem ser levados para vacinação com focinheira, enforcador e guia curta,preferencialmente, por um adulto.

Todos os cães e gatos com idade igual ou superior a três meses devem ser vacinados durante a campanha, mesmo as fêmeas gestantes ou em fase de amamentação e os animais idosos.

Como nos anos anteriores, para garantir imunização adequada, não serão fornecidas doses para os munícipes levarem para casa para posterior aplicação. Também não será realizada vacinação nos domicílios.

A dona de casa e moradora do Parque Santa Bárbara, Solange de Paula Nunes Afonso, aproveitou para levar Lessie, da raça husky siberiano, de 12 anos, para receber a vacina. É importante cuidar da saúde dos nossos companheiros”, disse.

O que é a raiva

A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus e é mortal, tanto para os homens quanto para os animais. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas. Mesmo no Estado de São Paulo existem regiões com epizootia (epidemia entre animais), devendo haver, principalmente por parte dos municípios, um desempenho adequado nas atividades de controle da raiva animal.

Modos de transmissão

A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.

No Brasil, o principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão. O morcego hematófago é um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, equinos e morcegos de outras espécies. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem.