Caps faz caminhada no Dia Mundial Sem Tabaco

31/05/2012

Autor: Amanda Romero e Ana Carolina Menani

O Caps AD Reviver (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) promove, nesta quinta-feira, dia 31 de maio, uma caminhada na Lagoa do Taquaral, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra o Tabaco. Cerca de 20 pacientes do centro participarão da atividade, que tem previsão de início para às 9h, levando cartazes e distribuindo panfletos informativos.

A caminhada é aberta ao público e tem como objetivo levar conhecimento e melhorar a qualidade de vida. Segundo a coordenadora do Caps AD Reviver, Fabiana Marelli Mancilha, é importante trabalhar o tema tabagismo não apenas com os pacientes do Centro, mas também estender às outras pessoas que estiverem no local realizando alguma atividade física.

CS Vila Ipê

O Centro de Saúde Vila Ipê comemorou na noite desta quarta-feira, dia 30 de maio, o primeiro ano de funcionamento do Grupo de Abordagem Intensiva ao Tabagista.

O evento contou com a participação de ex-fumantes, que graças ao trabalho realizado juntamente as unidades de saúde, hoje, estão livre do vício.

Houve o momento da entrega de certificados para aqueles pacientes que estão há 6 meses sem fumar (total de oito abstinentes) e para aqueles que há mais de um ano ficaram longe do tabaco (total de seis abstinentes).

O grupo é fruto do Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde e faz acompanhamento com 28 pacientes da região. As reuniões acontecem todas as quartas-feiras, na sala de reuniões da própria unidade.

Genilene Castro, dentista que atua no programa no CS Vila Ipê, explica que o espaço é importante para os pacientes que necessitarem de ajuda. “A qualquer momento algum paciente pode ter uma recaída; o lugar de um ex-fumante com problemas é na reunião e não sozinho em casa”, afirma.

Mario Becker, médico coordenador do Programa Antitabagismo, faz um alerta ao perigo que o cigarro oferece para os fumantes diretos e para as pessoas que fazem parte de seu convívio social. “O tabagismo ativo é a maior causa de mortes prematuras no mundo inteiro e o tabagismo passivo a terceira”, diz.

Funcionamento

A necessidade da criação grupos de abordagem intensiva ao tabagismo surgiu há cerca de dez anos, quando agentes de saúde que atuavam no projeto de prevenção do câncer bucal perceberam que muitos pacientes que tinham o desejo de parar de fumar não encontravam um grupo de orientação e apoio, portanto não conseguiam abandonar o vício.

Hoje, o trabalho realizado nos grupos atende em média 250 pessoas semanalmente e é divido em dois grupos. O primeiro é para aqueles fumantes que acabaram de tomar a decisão de parar de fumar. Eles participam de quatro reuniões, sendo uma por semana, nas quais será decidida a data que irão de fato começar o tratamento.

Após três meses sem o tabaco, os pacientes passam para o segundo grupo e são atendidos por um dentista, fazem exame preventivo de câncer de boca e diversos tratamentos como a remoção de manchas da arcada dentária.

Essa atenção resulta em uma melhora na auto estima do paciente, que se vê livre do cheiro forte do cigarro e tem o reconhecimento da família pelo esforço para se curar.

“Muitos pacientes vêm me contar como sua vida está melhor. Alguns chegaram a viajar pra praia com a família com o dinheiro que antes gastava com o cigarro”, conta Genilene.

Volta ao índice de notícias