Nova vacina injetável muda campanha contra poliomielite

31/05/2012

Autor: Ingrid Vogl

A partir do segundo semestre de 2012, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a disponibilizar uma nova vacina injetável (Salk) contra a poliomielite e muda a campanha de vacinação de duas para uma fase, que será realizada no dia 16 de junho. Para informar e orientar os técnicos da saúde sobre as novidades, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) realizará um seminário nesta sexta-feira, dia 1º de junho, das 8h às 12h na Faculdade Anhanguera.

Durante o evento, será feita uma retomada histórica das estratégias de erradicação da poliomielite, no contexto estadual e de Campinas. A palestra "Mudança de estratégias no controle da poliomielite - a realidade da erradicação", será comandada por Lily Yin Weckx, professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo e membro da Comissão Permanente de Assessoramento de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP). Pelo menos 160 técnicos da saúde da rede municipal devem participar do seminário. A SES/SP oferecerá as orientações aos profissionais de saúde do estado no dia 12 de junho em São Paulo.

Segundo Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o oferecimento da nova vacina contra a polio e a mudança nas campanhas de vacinação significam a maturidade, preparo e um avanço no programa de imunização no país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem orientando os países para a mudança de estratégias de erradicação global da poliomielite, entre elas, a mudança da vacina utilizada em campanhas e na rotina dos serviços.

"A vacina injetável contra a polio faz parte da evolução da erradicação global da polio que os países vem fazendo. Alguns países da América Latina ainda não utilizavam a vacina injetável e o Brasil é um deles que passa a partir de agora oferecer", disse Brigina Kemp.

A partir do segundo semestre, as crianças que começarem o calendário da rotina vacinal receberão a vacina em um esquema sequencial: aos 2 meses e 4 meses de idade com doses da vacina injetável (Salk) e aos 6 meses e 15 meses com doses orais (Sabin).

Além dessas doses, as crianças com até cinco anos de idade devem tomar as vacinas adicionais, que são oferecidas, a partir de agora, em uma única fase de campanha, diferentemente do que acontecia desde a década de 80 até 2011, quando a vacina era oferecida em duas fases da campana, nos meses de junho e agosto.