Empresários e prefeitura se unem contra a Dengue

16/05/2013

Autor: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Uma iniciativa importante da comunidade reforça a guerra contra a dengue em Campinas. Um grupo de cinco empresários da região sul da cidade disponibilizará neste sábado, 18 de maio, das 8h às 17h, seis caminhões, e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio das administrações regionais 6 e 9, escalará as equipes de cata-treco e entulho, envolvendo um total de 250 homens, entre reeducandos e funcionários.

Participarão também da operação equipes dos centros de saúde da região, que fazem o trabalho de conscientização e prevenção de combate à dengue.

Conforme o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella, a participação da comunidade na ação de combate à dengue é fundamental. “Atitudes como essas servem de incentivo para que mais pessoas e a iniciativa privada contribuam com o trabalho conduzido pela Prefeitura de Campinas”, enfatizou.

As equipes vão retirar todos os objetos domésticos em desuso, como fogões, sofás, latas, garrafas, baldes e pneus, que podem acumular água e servir de criadouro do mosquito Aedes aegpit, transmissor da dengue.

A ação atingirá os jardins Santa Odila, Antonio Francisco, São Pedro, Samambaia, Esmeraldina, Monte Líbano, Aliança, Estoril, Centenário, São Vicente, São Gabriel, Tupi e Von Zuben, além do Parque Cisne e vilas Carminha e Formosa.

Segunda frente

A outra frente de trabalho consiste na segunda etapa da ação desencadeada na região dos jardins Campo Belo e Fernanda. A localidade é uma das mais afetadas pela doença este ano, com 608 casos de pessoas que adoeceram somente nos primeiros quatro meses. As atividades serão feitas das 8h às 17h.

A ação ocorrerá também das 8h às 17h, envolvendo 270 funcionários e dezenas de caminhões, máquinas e equipamentos. Serão beneficiados os jardins Campo Belo 1 e 2, Fernanda 1 e 2, São Domingos e Núcleo D. Gilberto, entre outros bairros da região.

Na primeira etapa da operação nessa área, ocorrida no último dia 4, as equipes de trabalho recolheram mil toneladas de entulho e objetos inutilizados. O mutirão surgiu da iniciativa das lideranças comunitárias.