Mutirão de limpeza retira 1,5 mil toneladas da região do Campo Belo

20/05/2013

Autor: -

A segunda fase do mutirão contra a dengue, realizada pela Prefeitura no sábado, dia 18, retirou 500 toneladas de lixo, mato e entulho do Jardim Campo Belo e bairros vizinhos. Esse total soma-se ao resultado da primeira etapa do trabalho, efetuada há 15 dias, quando mais mil toneladas de resíduos foram levadas ao aterro sanitário Delta.

O mutirão reuniu 400 homens – reeducandos e funcionários municipais – e maquinário, concentrando na região recursos de várias administrações regionais. A área, que inclui bairros como Jardim São Domingos, Jardim Colúmbia , Jardim Itaguaçu e Vila Marisa, entre outros, abriga 60 mil moradores e é considerada pela Secretaria da Saúde um dos locais do município com maior número de casos confirmados de dengue.

Por isso, foi escolhida para receber o mutirão de limpeza, um trabalho conjunto da secretaria de Serviços Públicos e Sanasa. A concentração de esforços permitiu que a ação também nivelasse ruas de terra e colocasse fim a aterros irregulares distribuídos pelos núcleos.

“Na entrada do bairro tinha uma montanha de três metros de lixo e mato, o que acabava levando outras pessoas, até de outros bairros, a virem aqui e jogarem mais lixo”, conta José Francisco da Silva, o Mineiro, presidente e co-fundador da Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Colúmbia. “Além de estragar a entrada do bairro, aquilo ainda trazia muita insegurança, abrigando bandidos”, completa, elogiando a limpeza.

Mas agora ele está otimista: “não está ficando bom, está ficando ótimo”, sorri. E não desiste, dizendo que vai continuar lutando para que ninguém mais jogue lixo, a fim de ajudar na conservação da limpeza.

São Domingos

Outros que aplaudiram o mutirão, chegando a ficar nas ruas para acompanhar o trabalho das máquinas, foram os moradores do São Domingos, onde um dos grandes ganhos foi a limpeza ao redor da Escola Municipal Odila Maia Rocha Brito. “Antes era perigoso para as crianças”, contam os amigos Erinaldo José Joaquim, Horaí de Oliveira e Légele Martins, moradores antigos do bairro e responsáveis pelas árvores plantadas no terreno ao lado da escola.

“Lutamos para melhorar o nosso pedaço e também para afastar a dengue”, dizem, quando o comentário é sobre a quantidade de objetos retirados pelo “cata-treco”, outro serviço incluído no mutirão. Avisados com antecedência, os moradores colocaram para fora o que já não servia e os caminhões ficaram lotados.

“Tinha de tudo, de carrinho de bebê a cachorro e gato mortos, de sofá despedaçado a resto de madeira, latas, pneus, uma confusão que só pode mesmo juntar água e chamar a dengue”, atesta o diretor do Serviços Públicos, Aderval Fernandes Júnior, que supervisionou a operação.

Trabalho de equipe

Para dar conta de uma região tão grande, o diretor do Serviços Públicos dividiu as equipes entre os trabalhos de roçada, acerto das ruas, retirada de entulhos e ação do “cata-treco”. Nas valetas e buracos das ruas foi utilizado o material preparado na URM, a usina recicladora de materiais mantida pela Prefeitura, que tritura e transforma em cascalho grosso os resíduos de construção.

O mutirão abrangeu o Campo Belo 1e 2, Núcleo Dom Gilberto, Jardim Colúmbia, Santa Maria, São Jorge de Viracopos, Cidade Universitária de Viracopos, Itaguaçu e São Domingos. Também foram incluídos na operação o Jardim Puccamp, Vila Palmeira, Vila Marisa, Vila Diva e Cidade Singer.