Secretaria da Saúde utiliza ginástica chinesa para tratar pacientes com lesões

04/06/01

Pacientes do SUS-Campinas (Sistema Único de Saúde) já podem se submeter à ginástica chinesa para tratar lesões. O Centro de Reabilitação, órgão da Secretaria de Saúde de Campinas, iniciou, no último dia 9, aulas de Lian Gong. A atividade é uma ginástica terapêutica chinesa constituída por exercícios que trabalham consciência corporal, coordenação motora, alongamento muscular, respiração, concentração e autocuidado. As aulas acontecem às 13h das terças-feiras, no prédio da Reabilitação, e às quartas-feiras, no Largo Santa Cruz, na rua Major Sólon, no Cambuí.

A duas primeiras turmas são formadas apenas por pacientes adultos e por profissionais da Reabilitação. Segundo a fisioterapeuta Ana Márcia Fiorim Enumo, os alunos foram escolhidos entre pacientes crônicos que sofrem das mais diversas patologias – problemas de coluna, Ler-Dort (Lesão por Esforço Repetitivo), esclerose, entre outras. “Esta técnica desenvolve o hábito do autocuidado no paciente. O portador da patologia se torna agente da sua própria cura”, explica Ana Márcia.

A fisioterapeuta informa que o Lian Gong tem seis séries de seis exercícios e que cada série trabalha regiões específicas do corpo. Para realizar a ginástica completa, o aluno gasta 25 minutos. “Já temos uma lista de espera de pessoas interessadas em participarem das próximas turmas”, afirma Ana Márcia.

A idéia, segundo a fisioterapeuta, é que os alunos se tornem multiplicadores do Lian Gong e, dessa forma, aumentem a oferta da ginástica para a população. O Centro de Reabilitação atende a uma média de 100 pacientes diariamente. Todos são portadores de lesões.

A ginástica Lian Gong foi criada na China, em 1974, pelo médico ortopedista e traumatologista Zhuang Yuen Ming. No Brasil, a atividade é ensinada desde 1987, quando foi introduzida no País pela professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Maria Lúcia Lee. A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), concessionária de energia elétrica que atende à região de Campinas, utilizou a técnica do Lian Gong em um grupo piloto com pacientes portadores de Ler-Dort, em 1997. Os resultados foram considerados ótimos.

Volta ao índice de notícias